Plano de Estudos
Sociologia Criminal 8109617
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional-3º ano_2º semestre_LSOC(PL)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional-1º ano_2º semestre_LSOC(PL)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver capacidades de análise crítica na interpretação do fenómeno criminal recorrendo a diversas perspetivas teóricas. Desenvolver competências para analisar a violência e a criminalidade contemporâneas relacionando-as com outros domínios reveladores de mudança social.
Programa
Objeto de estudo da Sociologia Criminal Perspetivas Teóricas na explicação do crime Norma social e jurídica: despenalização e criminalização de condutas face à mudança social Violência e Crime Medo do Crime / Sentimento de Insegurança
Método de Avaliação
O método de ensino combina o método expositivo com métodos ativos, estimulando e valorizando a participação dos/das estudantes. Avaliação contínua: 2 atividades individuais, respetivamente com um peso de 20% e 30% na nota final e 1 trabalho individual, com um peso de 50% na nota final. Os/As estudantes que não obtiverem sucesso na avaliação contínua submetem-se a exame final (100% da nota final, isto é, sem considerar as atividades e/ou o trabalho realizados, mesmo no caso de os terem realizado e entregue).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Explaining Crime: A Primer in Criminological Theory: Barlow, D. & Kauzlarich, D. 2010 New York e UK: Rowman & Littlefield Publishers, Inc.
Secundária
- ¿Qué es violencia? Una aproximación al concepto y a la clasificación de la violência: Sanmartín Esplugues. J. 2007 Revista de Filosofía, 42, 9-21
- Maus-Tratos sobre Pessoas Idosas: Paulino, M. & Costa, D. 2019 Lisboa: Pactor
- Violências de Género: Neves, S. & Costa, D. 2017 Lisboa: Edições CIEG/ISCSP.
- Overcriminalization: The Limits of the Criminal Law: Husak, D. 2008 Oxford: Oxford University Press