Plano de Estudos
Espanhol B1.2 (Nível IV) EB(I
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LSOC)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LSOC
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular pretende capacitar os alunos para consolidar o conhecimento já aprendido e atingir os objectivos fixados para o nível B1 pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCER). Definido como “utilizador independente”, o aluno do nível B1 deve ser capaz de usar a língua para o desempenho de transações e interações sociais no quotidiano, bem como para compreender e produzir textos orais e escritos sobre tópicos ligados aos seus interesses pessoais e profissionais, os seus gostos e as suas necessidades. Pretende‐se ainda promover a aquisição e o desenvolvimento das destrezas, competências e conhecimentos necessários para os alunos se tornarem, não só agentes sociais, mas falantes interculturais e aprendizes autónomos.
Programa
Conteúdos Gramaticais: Pretérito Mais-que-Perfeito. Frases de relativo com preposição. Frases adverbiais com Indicativo e Conjuntivo. Combinação de Infinitivo com pronomes. Construções reflexivas e não reflexivas. Construções passivas y recursos para exprimir impersonalidade. SER/ ESTAR/ PARECER + atributo. Alternância Indicativo / Conjuntivo com verbos de sentimento. Alternância Indicativo/ Subjuntivo com verbos de influência. Conteúdos Funcionais: Relatar experiências passadas. Exprimir impessoalidade. Exprimir emoções e sentimentos. Aconselhar. Exprimir acordo e desacordo. Valorar opiniões e factos. Opinar sobre ações e condutas. Conteúdos temáticos: História y política. Internet e novas formas de trabalho. Manifestações culturais do mundo hispano. Universidades espanholas e latino-americanas. Ações para um mundo melhor.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidade de Avaliação: Avaliação Contínua (AC). De acordo com o número 5, 6 e 7 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC estará constituida por: -1º Prova Escrita individual: 30% -2º Prova Escrita individual: 60%. Ambos elementos (30 + 60%) em média devem atingir uma classificação mínima de 7 (sete) valores. -3ª Elementos não agendados (máximo dois): 10% que consisitirão em tarefas que envolvem produções escritas, interações orais ou apresentações, contextualizadas. Estas tarefas podem variar segundo o nível de língua e o número de alunos por turma.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Gramática básica del estudiante de español: Alonso, R. et al. ( 2011 Alonso, R. et al. (2011). Gramática básica del estudiante de español. Difusión.
- Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1: Varo, R., et. al 2017 Varo, R., et. al (2017). Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1, Difusión.
- Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1: Varo, R., et. al. 2017 Varo, R., et. al. (2017). Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1, Difusión.
Secundária
- Atividades gratuitas da Aveteca do Instituto Cervantes para vários níveis.: N/A N/A http://cvc.cervantes.es/ensenanza/actividades_ave/aveteca.htm
- Diccionario Escolar de la Real Academia Española, con apéndices gramatical y ortográfico, Madrid, Real Academia Española: RAE 1997 RAE (1997). Diccionario Escolar de la Real Academia Española, con apéndices gramatical y ortográfico, Madrid, Real Academia Española, Espasa.
- Aula Internacional 3 plus: Corpas, J., et al, 2007 Corpas, J., et al, (2007). Aula Internacional 3 plus. Difusión