Plano de Estudos

Espanhol A2 (Nível II) EA(I

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LSOC)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LSOC

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Consolidação e ampliação da competência adquirida no semestre anterior e aquisição dos conteúdos que o Marco Comum de Referencia para as Línguas (MERC) estabelece para o nível A2. Adquirir estratégias para activar os conhecimentos de regras gramaticais e funcionais adequados para actuar em diversos contextos de comunicação. Oferecer distintas informações de uma forma correcta e fluida. Ser capaz de falar de experiências próprias e alheias. Dominar estratégias de comunicação que façam consolidarem a sua aprendizagem. Adquirir autonomia para aprofundar o conhecimento da língua nos distintos âmbitos sociais.

Programa

Falar de experiencias e habilidades. Fazer recomendações. Exprimir gostos e preferências. Falar de viagens. Pedir coisas e favores. Falar de actividades de lazer. Relatar experiências passadas. Falar de intenções e projectos. Valorizar experiências. Aconselhar. Pedir num estabelecimento público. Relatar no passado. Falar de hábitos, costumes e circunstancias no passado. Valorar y opinar. Revisão de presentes regulares e irregulares. Estar + gerundio. Pretérito Perfecto. Ir + infinitivo. Pronomes de OD. Formas imperssoais com se. Pretérito Indefinido. Usos dos verbos ser e estar. Contraste Pto. Perfecto / Pto. Indefinido. Pretérito Imperfecto. Contraste Pto. Indefinido / Pto. Imperfecto. Forma do Imperativo e usos determinados.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidade de Avaliação: Avaliação Contínua (AC). De acordo com o número 5, 6 e 7 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC estará constituida por: -1º Prova Escrita individual: 30% -2º Prova Escrita individual: 60%. Ambos elementos (30 + 60%) em média devem atingir uma classificação mínima de 7 (sete) valores. -3ª Elementos não agendados (máximo dois): 10% que consisitirão em tarefas que envolvem produções escritas, interações orais ou apresentações, contextualizadas. Estas tarefas podem variar segundo o nível de língua e o número de alunos por turma.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1: Varo, R., et. al 2017 Varo, R., et. al (2017). Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1, Difusión.
  • Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1: Varo, R., et. al 2017 Varo, R., et. al. (2017). Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1, Difusión.

Secundária

  • Gramática básica del estudiante de español: Alonso, R. et al. ( 2011 Alonso, R. et al. (2011). Gramática básica del estudiante de español. Difusión.
  • Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual: N/A 2003 Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual, SGEL, 2003.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre