Plano de Estudos

Psicologia 9240506

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC tem como principal objetivo proporcionar aos alunos/as uma formação geral na área da psicologia, realçando aspetos nucleares do comportamento Humano em contexto, e permitindo a reflexão sobre os principais tópicos e pontos de contacto da Psicologia com a Sociologia. Como competências e aptidões a adquirir espera-se, da parte dos alunos/as: - o desenvolver da capacidade de análise e diagnóstico do impacto que as variáveis psicológicas têm na vida individual e coletiva; - o conhecer como se aplicam ferramentas psicológicas, de intervenção e transformação pessoal e coletiva, em variados contextos sociais; - o compreender da teoria e dos métodos psicológicos e seu impacto no comportamento individual e coletivo; - o compreender os fenómenos sociais num contexto social mais amplo; - finalmente, o potenciar do pensamento critico, baseado na capacidade de pensamento próprio, com base na fundamentação cientifica.

Programa

1. O ciclo de vida e as dimensões psicológicas de desenvolvimento da pessoa em contexto 2. O lugar do social na psicologia 3. Saúde mental, doença psicológica e ambiente social e histórico 4. A cognição social, a comunicação e as muitas linguagens 5. Os afetos, as emoções e a motivação 6. Seres relacionais e vínculos de proximidade 7. Identidades, auto perceção, dissonância e género 8. Influência social, atitudes, preconceitos e persuasão 9. Grupos, comunidades e nações 10. Sociedade, qualidade de vida e bem-estar coletivo 11. A justiça e o comportamento moral 12. O conflito social, a agressão e a construção da paz positiva.

Método de Avaliação

Metodologias de Ensino-aprendizagem: Dada a natureza teórico-prática da UC, os métodos de ensino compreendem o expositivo e o dialógico, sempre tecidos com métodos ativos e participativos, nomeadamente estudos de caso, atividades de grupo e individuais e dinâmicas reflexivas. Metodologias de Avaliação: Avaliação Contínua: Os alunos deverão realizar um trabalho de grupo escrito (30%) sobre um dos temas da UC com apresentação em formato de vídeo ou outro formato que inclua uma dimensão criativa e expressiva (20%), a que acresce um teste individual (50%). Avaliação final: Em alternativa, será realizado um Exame final individual a decorrer no período de exames (100%). A informação sobre a modalidade de avaliação escolhida pelo/a aluno/a deve ser comunicada à docente até ao final da segunda semana de aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • O livro da Psicologia: Collin, C., Benson, N. Weeks, M. Lazyan, C., Ginsburg, J., & Grand, V. 2014 Collin, C., Benson, N. Weeks, M. Lazyan, C., Ginsburg, J., & Grand, V. (2014). O livro da Psicologia. S. Paulo: Globo (9ª Ed.)
  • Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem: Tavares, J. Pereira, A. S. Gomes, A. A., Monteiro, S. M., e Gomes, A. 2007 Tavares, J. Pereira, A. S. Gomes, A. A., Monteiro, S. M., e Gomes, A. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora.
  • Fundamentos de psicologia: Lopes, M.P., Palma, P.J. & Lopes, A. (Coords) 2016 Lopes, M.P., Palma, P.J. & Lopes, A. (Coords) (2016). Fundamentos de psicologia (1ª ed.). Lisboa : Editora MGI
  • Psicologia: Gleitman, H., Fridlund, A. J., & Reisberg, D. 2008 Gleitman, H., Fridlund, A. J., & Reisberg, D. (2008). Psicologia (7.ª edição). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Introdução à Psicologia.: Feldman, R. S 2007 Feldman, R. S. (2007). Introdução à Psicologia. Lisboa: MacGraw Hill.
  • Psicologia Aplicada: Lopes, M. P., Da Palma, P., Ribeiro, R. B., & Pina e Cunha, M. 2011 Lopes, M. P., Da Palma, P., Ribeiro, R. B., & Pina e Cunha, M. (orgs.).(2011). Psicologia Aplicada. Lisboa: Editora RH;
  • Introductory Chapter:(trans) Disciplinarity-A New Alliance between Sociology and Neuroscience.: Auriemma, V., Fante, C., Morese, R., & Palermo, S. 2022 Auriemma, V., Fante, C., Morese, R., & Palermo, S. (2022). Introductory Chapter:(trans) Disciplinarity-A New Alliance between Sociology and Neuroscience. In Evolutionary Psychology Meets Social Neuroscience (pp. 1-400). IntechOpen.
  • Explaining Social Psychology to a Sociologist: Warehime, M. N. 2018 Warehime, M. N. (2018). Explaining Social Psychology to a Sociologist. San Diego: Cognella Academic Publishing.

Secundária

  • Social psychology: Sociological perspectives.: Rohall, D.E. Milkie, M.A., & Lucas, J.W. 2011 Rohall, D.E. Milkie, M.A., & Lucas, J.W. (2011). Social psychology: Sociological perspectives. London: Pearson.
  • Psicologia Comunitária Positiva: Um exemplo de integração paradigmática com populações de pobreza.: Marujo, H., & Neto, L. M 2010 Marujo, H., & Neto, L. M. (2010). Psicologia Comunitária Positiva: Um exemplo de integração paradigmática com populações de pobreza. Análise Psicológica, 3 (XXVIII): 517-525
  • The Emerald Handbook of the Sociology of Emotions for a Post-Pandemic World: Imagined Emotions and Emotional Futures.: Ward, P. R., & Foley, K. 2023 Ward, P. R., & Foley, K. (Eds.). (2023). The Emerald Handbook of the Sociology of Emotions for a Post-Pandemic World: Imagined Emotions and Emotional Futures. Emerald Publishing Limited.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre