Plano de Estudos

Sociologia do Ambiente 9240619

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender a relação entre as sociedades humanas e o ambiente no qual se inserem de forma problematizada em função de três tipos de desafios: teóricos, políticos e práticos. Objectivos de aprendizagem específicos: a) Compreender o ambiente como uma construção social e sua influência no pensamento sociológico; b) Compreender a emergência do novo paradigma ecológico e os novos campos sociológicos (Animal Studies); c) Compreender a situação do planeta no Antropoceno vs. Capitaloceno e Plantioceno. d) Discutir o ambiente como património e como resiliência; e) Identificar regimes ecológicos-sociais alternativos; f) Discutir os movimentos ecológicos globais e suas concretizações e g) Identificar aspetos da situação portuguesa. A questão central desta UC: as questões ambientais são sempre questões de ancoragem social a compreender. A sociologia serve, assim, a uma perspectiva reflexiva alargada sobre a situação ambiental nas sociedades contemporâneas e, em particular, em Portugal.

Programa

1. O desafio teórico: do PEH ao NPE 1.1. O 'Paradigma do excecionalismo humano' e o pensamento sociológico 1.2.  O 'Novo Paradigma Ecológico' e a Nova Sociologia Ambiental 2. O desafio político: dos ODM aos ODS no Antropoceno vs Capitaloceno 2.1. Dos Objetivos do Milénios aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2.2 Uma nova realidade na Sociologia: os "animal studies" (animais e sociedade) 2.3 Movimentos sociais e implicações nas causas animal e ambiental 2.4.O Antropoceno: implicações à governança. Desafios à sociologia 2.4. 1 O colégio da geologia e o não reconhecimento do termo "Antropoceno" 3. Novos movimentos ecológicos globais: "transição" urbana e permacultura 3.2.Mapear a situação portuguesa 4.Planos transformacionais

Método de Avaliação

I. METODOLOGIA DE ENSINO Aulas teóricas (essencialmente expositivas) e aulas teórico-práticas (seminários de discussão de textos que implicam exposição de conteúdos e análise reflexiva, seminários, grupos de debate e discussão). II. AVALIAÇÃO Estão disponíveis 2 modalidades de avaliação: i) Avaliação contínua: Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: 1  Teste (50%) da classificação final e 1 trabalho de investigação/ensaio escrito que é obrigatoriamente apresentado oralmente (50% da classificação final). i)  Avaliação final/AF (exame escrito individual: 100%).    

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cantanhez National Park: How people perceive landscapes: Salvaterra, G. & CASANOVA, C. 2020 Salvaterra, G. & CASANOVA, C. (2020) Cantanhez National Park: How people perceive landscapes, In Oliveira Jorge (Ed.) Ways of Making. CITEM, pp189-201
  • Anthropocene or Capitalocene? Nature, History and the Crisis of Capitalism: Moore, J.W. 2016 Moore, J.W. (2016) Anthropocene or Capitalocene? Nature, History and the Crisis of Capitalism . Kairos: MP Press.
  • Societal Responses to the Anthropocene: Tickell, C. 2011 Tickell, C. (2011) Societal Responses to the Anthropocene, Phil. Trans. R. Soc. A : 369, 926-932.
  • Metamorfóses. Entre o colapso e o desenvolvimento sustentável.: Soromenho-Marques, V. 2005 Soromenho-Marques, V. (2005) Metamorfóses. Entre o colapso e o desenvolvimento sustentável. Mem Martins: Publicações Europa América.
  • Sociologia do Ambiente: Schmidt, L. 1999 Schmidt, L .(1999) Sociologia do Ambiente. Análise Social , 34(150):175-210 .
  • "Ele é meu filho" : Sobre o significado das aves: Dapra, A. e CASANOVA, C. 2020 Dapra, A & CASANOVA, C. (2020) "Ele é meu filho" : Sobre o significado das aves, Estudos de Sociologia , 25(49): 31-55.
  • Environmental Sociology: A New Paradigm.: Catton, W. e Dunlap, R. 1978a Catton, W. & Dunlap, R. (1978a) Environmental Sociology: A New Paradigm, The American Sociologist , 13:41-49.

Secundária

  • What Does Conservation Mean for Women? The Case of the Cantanhez Forest National Park.: Costa, S.; CASANOVA, C. e Lee, P. 2017 Costa, S; CASANOVA C., Lee P. (2017) What Does Conservation Mean for Women? The Case of the Cantanhez Forest National Park. Conservation and Society , 15(2):168-178.
  • "Crime ou desordem de acumulação de animais? O papel das redes sociais no entendimento dos acontecimentos de Santo Tirso: Costa, S. e CASANOVA, C 2020 Costa, S. e CASANOVA, C. (2020.) "Crime ou desordem de acumulação de animais? O papel das redes sociais no entendimento dos acontecimentos de Santo Tirso, Estudos de Sociologia , 25(49): 147-172.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre