Plano de Estudos
Teorias Sociológicas Contemporâneas 9240203
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Pretende-se que os alunos adquiram os instrumentos conceptuais básicos da sociologia contemporânea. Os alunos deverão ser capazes de compreender textos, interpretá-los de modo a adquirir os princípios do raciocínio e compreensão sociológica da realidade. 2. Desenvolver capacidades de reflexão e análise crítica sobre as sociedades contemporâneas. 3. Identificar e aplicar algumas das perspetivas teóricas em análise e desenvolver nexos de articulação entre teoria e empiria.
Programa
Conceitos, controvérsias e correntes das teorias sociológicas contemporâneas: do processo civilizacional à modernidade e pós-modernidade; da escola de Frankfurt ao interacionismo; da oposição à articulação ação-estrutura. Conteúdos Programáticos 1. Processo civilizacional por Norbert Elias. 2. Escola de Frankfurt: origens e desenvolvimentos posteriores. 3. Ação e estrutura: da oposição à articulação: 3.1. Teoria da estruturação de Anthony Giddens. 3.2. Teoria da prática de Pierre Bourdieu. 3.3. Breve incursão na sociologia à escala individual de Bernard Lahire e à perspetiva morfogenética de Margaret Archer. 4. Quotidiano e configuração social: 4.1. perspetivas interacionista: de G.H. Mead e H. Blumer a Erwin Goffman e Howard S. Becker. 4.2. Etnometodologia de H. Garfinkel. 5. Modernidade, modernidade reflexiva e pós-modernidade: Ulrich Beck; Manuel Castells; Anthony Giddens; Zygmunt Bauman.
Método de Avaliação
- Método expositivo com leitura e analise critica de textos científicos; - Apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; aprofundamento das matérias teóricas a partir da experiência de trabalho prático; orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da UC quer quanto à realização dos trabalhos propostos; Avaliação: 1. Avaliação final (exame final: 100%). 2. 2. Avaliação contínua. O acesso a esta modalidade de avaliação implica a adesão escrita do aluno (a), sendo recomendável o acompanhamento presencial por parte dos/as estudantes. Esta modalidade é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: 1) Elaboração de trabalhos escritos, individuais e /ou em grupo (trabalho de grupo de caráter ensaístico e/ou fichas-síntese, sobre textos, documentários, outros materiais) (50%) 2) Teste/Questão-aula – 2 momentos de avaliação (25% +25%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Teoria social.: Turner, Bryan 2002 Turner, Bryan (2002). Teoria social. Algés: Difel.
- Dialectic of Enlightenment: Horkheimer, Max e Theodor W. Adorno 1997 Horkheimer, Max e Theodor W. Adorno (1997). Dialectic of Enlightenment. London, Verso Books.
- A apresentação do eu na vida de todos os dias.: Goffman, E. 1993 Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio d’Água, 1993.
- A Dualidade da Estrutura. Agência e Estrutura.: Giddens, Anthony 2001 Giddens, Anthony (2001). A Dualidade da Estrutura. Agência e Estrutura. Oeiras: Celta Editora.
- As Consequências da Modernidade.: Giddens, Anthony 1992 Giddens, Anthony (1992). As Consequências da Modernidade. Oeiras: Celta Editora.
- . Estudios en etnometodología.: Garfinkel, Harold 2006 Garfinkel, Harold (2006). Estudios en etnometodología. Barcelona: Anthropos.
- A era da informação : economia, sociedade e cultura.: Castells, Manuel 2002 Castells, Manuel (2002). A era da informação : economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- O Processo Civilizacional.: Elias, Norbert 2006 Elias, Norbert (2006). O Processo Civilizacional. Lisboa: Dom Quixote.
- Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia Cabila.: Bourdieu, Pierre 2002 Bourdieu, Pierre (2002). Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia Cabila. Oeiras: Celta Editora.
- Outsiders: estudos de sociologia do desvio.: Becker, Howard S. 2008 Becker, Howard S. (2008). Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Editora Zahar.
- Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna.: Beck, Ulrich., Giddens, Anthony e Lash, Scott 2000 Beck, Ulrich., Giddens, Anthony e Lash, Scott (2000). Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. Oeiras: Celta Editora.
- Structure, Agency and the Internal Conversation.: Archer, Margaret S. 2003 Archer, Margaret S. (2003). Structure, Agency and the Internal Conversation. Cambridge: Cambridge University Press.
Secundária
- Mind, self and society: from the standpoint of a social behaviorist George H. Mead.: Mead, G.H. 1967 Mead, G.H. (1967). Mind, self and society: from the standpoint of a social behaviorist George H. Mead. Edited, with introduction, by Charles W. Morris. Chicago: University of Chicago Press.
- Patrimónios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual.: Lahire, Bernard 2005 Lahire, Bernard (2005). Patrimónios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas, 49: 11-42.
- Manicômios, prisões e conventos.: Goffman, Erving 2003 Goffman, Erving (2003). Manicômios, prisões e conventos. S. Paulo: Ed. Perspectiva.
- Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada.: Goffman, Erving 1992 Goffman, Erving (1992). Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Editora Zahar.
- Modernidade e Identidade Pessoal.: Giddens, Anthony 1997 Giddens, Anthony (1997). Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta Editora.
- Questões de sociologia.: Bourdieu, Pierre 2003 Bourdieu, Pierre (2003). Questões de sociologia. Lisboa: Fim de Século.
- Symbolic Interactionism. Perspective and Method.: Blumer, Herbert 1969 Blumer, Herbert (1969). Symbolic Interactionism. Perspective and Method. Berkeley: University of California Press, em particular: pp. 1-60: "The methodological position of symbolic interaccionism"