Plano de Estudos

Teorias Sociológicas Contemporâneas 9240203

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Pretende-se que os alunos adquiram os instrumentos conceptuais básicos da sociologia contemporânea. Os alunos deverão ser capazes de compreender textos, interpretá-los de modo a adquirir os princípios do raciocínio e compreensão sociológica da realidade. 2. Desenvolver capacidades de reflexão e análise crítica sobre as sociedades contemporâneas. 3. Identificar e aplicar algumas das perspetivas teóricas em análise e desenvolver nexos de articulação entre teoria e empiria.

Programa

Conceitos, controvérsias e correntes das teorias sociológicas contemporâneas: do processo civilizacional à modernidade e pós-modernidade; da escola de Frankfurt ao interacionismo; da oposição à articulação ação-estrutura. Conteúdos Programáticos 1. Processo civilizacional por Norbert Elias. 2. Escola de Frankfurt: origens e desenvolvimentos posteriores. 3. Ação e estrutura: da oposição à articulação: 3.1. Teoria da estruturação de Anthony Giddens. 3.2. Teoria da prática de Pierre Bourdieu. 3.3. Breve incursão na sociologia à escala individual de Bernard Lahire e à perspetiva morfogenética de Margaret Archer. 4. Quotidiano e configuração social: 4.1. perspetivas interacionista: de G.H. Mead e H. Blumer a Erwin Goffman e Howard S. Becker. 4.2. Etnometodologia de H. Garfinkel. 5. Modernidade, modernidade reflexiva e pós-modernidade: Ulrich Beck; Manuel Castells; Anthony Giddens; Zygmunt Bauman.

Método de Avaliação

- Método expositivo com leitura e analise critica de textos científicos; - Apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; aprofundamento das matérias teóricas a partir da experiência de trabalho prático; orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da UC quer quanto à realização dos trabalhos propostos; Avaliação: 1. Avaliação final (exame final: 100%). 2. 2. Avaliação contínua. O acesso a esta modalidade de avaliação implica a adesão escrita do aluno (a), sendo recomendável o acompanhamento presencial por parte dos/as estudantes. Esta modalidade é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: 1) Elaboração de trabalhos escritos, individuais e /ou em grupo (trabalho de grupo de caráter ensaístico e/ou fichas-síntese, sobre textos, documentários, outros materiais) (50%) 2) Teste/Questão-aula – 2 momentos de avaliação (25% +25%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Teoria social.: Turner, Bryan 2002 Turner, Bryan (2002). Teoria social. Algés: Difel.
  • Dialectic of Enlightenment: Horkheimer, Max e Theodor W. Adorno 1997 Horkheimer, Max e Theodor W. Adorno (1997). Dialectic of Enlightenment. London, Verso Books.
  • A apresentação do eu na vida de todos os dias.: Goffman, E. 1993 Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio d’Água, 1993.
  • A Dualidade da Estrutura. Agência e Estrutura.: Giddens, Anthony 2001 Giddens, Anthony (2001). A Dualidade da Estrutura. Agência e Estrutura. Oeiras: Celta Editora.
  • As Consequências da Modernidade.: Giddens, Anthony 1992 Giddens, Anthony (1992). As Consequências da Modernidade. Oeiras: Celta Editora.
  • . Estudios en etnometodología.: Garfinkel, Harold 2006 Garfinkel, Harold (2006). Estudios en etnometodología. Barcelona: Anthropos.
  • A era da informação : economia, sociedade e cultura.: Castells, Manuel 2002 Castells, Manuel (2002). A era da informação : economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • O Processo Civilizacional.: Elias, Norbert 2006 Elias, Norbert (2006). O Processo Civilizacional. Lisboa: Dom Quixote.
  • Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia Cabila.: Bourdieu, Pierre 2002 Bourdieu, Pierre (2002). Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia Cabila. Oeiras: Celta Editora.
  • Outsiders: estudos de sociologia do desvio.: Becker, Howard S. 2008 Becker, Howard S. (2008). Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Editora Zahar.
  • Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna.: Beck, Ulrich., Giddens, Anthony e Lash, Scott 2000 Beck, Ulrich., Giddens, Anthony e Lash, Scott (2000). Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. Oeiras: Celta Editora.
  • Structure, Agency and the Internal Conversation.: Archer, Margaret S. 2003 Archer, Margaret S. (2003). Structure, Agency and the Internal Conversation. Cambridge: Cambridge University Press.

Secundária

  • Mind, self and society: from the standpoint of a social behaviorist George H. Mead.: Mead, G.H. 1967 Mead, G.H. (1967). Mind, self and society: from the standpoint of a social behaviorist George H. Mead. Edited, with introduction, by Charles W. Morris. Chicago: University of Chicago Press.
  • Patrimónios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual.: Lahire, Bernard 2005 Lahire, Bernard (2005). Patrimónios individuais de disposições. Para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemas e Práticas, 49: 11-42.
  • Manicômios, prisões e conventos.: Goffman, Erving 2003 Goffman, Erving (2003). Manicômios, prisões e conventos. S. Paulo: Ed. Perspectiva.
  • Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada.: Goffman, Erving 1992 Goffman, Erving (1992). Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Editora Zahar.
  • Modernidade e Identidade Pessoal.: Giddens, Anthony 1997 Giddens, Anthony (1997). Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta Editora.
  • Questões de sociologia.: Bourdieu, Pierre 2003 Bourdieu, Pierre (2003). Questões de sociologia. Lisboa: Fim de Século.
  • Symbolic Interactionism. Perspective and Method.: Blumer, Herbert 1969 Blumer, Herbert (1969). Symbolic Interactionism. Perspective and Method. Berkeley: University of California Press, em particular: pp. 1-60: "The methodological position of symbolic interaccionism"

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre