Plano de Estudos
Objeto e Método da Sociologia 9240101
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivo principal fornecer aos estudantes os fundamentos e os procedimentos da sociologia como disciplina científica, familiarizando-os com a linguagem e a perspetiva sociológica. Especificamente visa-se que os estudantes: 1) Conheçam e compreendam os modos de construir o conhecimento sociológico, bem como as suas estratégias e metodologias. 2) Conheçam e compreendam as especificidades das ciências sociais, e em particular da sociologia, nos seus modos próprios de conhecer a realidade social. 3) Compreendam de forma genérica e introdutória as principais estratégias metodológicas e os seus instrumentos técnicos. 4) Finalmente, através do recurso a artigos científicos e outros materiais, pretende-se que os estudantes conheçam investigações sobre os mais variados aspetos da vida e da realidade social. Este último ponto tem por objetivo mostrar as formas concretas de usar a metodologia sociológica, dando conta simultaneamente, dos seus resultados.
Programa
1. Introdução 1.1 Noções preliminares: O que é a Sociologia? Conhecimento sociológico e método 1.2 A sociologia como formação de base, profissão e ciência 1.3 Práticas profissionais da sociologia (breve introdução) 2. Ciência e conhecimento científico 2.1 Ciência e outras formas de saber 2.2 Metodologia e procedimento científico. Ruptura, construção, constatação 3. Conhecimento científico, ciências sociais e sociologia 3.1 Especificidades das ciências sociais. Necessidade de ruptura com o senso comum 3.2 Obstáculos ao conhecimento científico na sociologia: naturalista, individualista e etnocêntrico 3.3. A especificidade da perspectiva sociológica . 3.3.1 Objeto da sociologia. 3.3.2. Método da sociologia. 3.3.3 Problema social, problema sociológico 3.4 Perspectivas metodológicas dos clássicos: Durkheim, Weber e Marx 3.5 Perspectivas metodológicas de autores contemporâneos: Giddens e Bourdieu
Método de Avaliação
Desenvolvem-se processos de ensino-aprendizagem presencial recorrendo-se à combinação de métodos: expositivo; análise e/ ou debate em torno de textos e materiais multimédia; laboratório de casos práticos; debate/aulas com convidados especialistas. Os estudantes têm à disposição, de acordo com o Regulamento do ISCSP, as seguintes modalidades de avaliação: 1. Avaliação contínua: realização de 1 teste escrito (50% ) + realização de um trabalho escrito de reflexão teórica sobre um texto a sugerir pela docente e respetiva apresentação (40%) + participação em atividades sustentadas em tarefas propostas nas aulas (10%). A Avaliação Contínua (AC) pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos estudantes. 2. Avaliação por exame final: prova escrita de acordo com as normas regulamentares (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Metodologia das Ciências Sociais: Silva, A. S.; Pinto, J. M. (Orgs.). 2009 Silva, A. S.; Pinto, J. M. (Orgs.). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento.
- Manual de Investigação em Ciências Sociais: Quivy, R. e Campenhoudt, L. V. 2018 Quivy, R. e Campenhoudt, L. V. (2018). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
- Sociologia: Giddens, A. 2013 Giddens, A. (2013). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Sociologia: Ferreira, J.M. C. et al. 2014 Ferreira, J.M. C. et al. (2014). Sociologia. Lisboa: Escolar Editora.
- Durkheim, E. (2010).Regras do Método Sociológico.: Durkheim, E. 2010 Durkheim, E. (2010). As Regras do Método Sociológico. Lisboa: Publicações Europa-América.
- O que é a Sociologia?: Costa, A. F. (2009) 2009 Costa, A. F. (2009). O que é a Sociologia? Lisboa: Difusão Cultural.
- Quem são e o que fazem os sociólogos em Portugal: Capucha, L., Ramos, M., Tavares, I. (Org.). 2018 Capucha, L., Ramos, M., Tavares, I. (Org.) (2018). Quem são e o que fazem os sociólogos em Portugal. Lisboa: Mundos Sociais.
- Questões de Sociologia: Bourdieu, P. 2003 Bourdieu, P. (2003). Questões de Sociologia. Lisboa: Edições Fim de Século.
- Introdução à Sociologia.: Almeida, J. F. (Coord.) 1995 Almeida, J. F. (Coord.). (1995). Introdução à Sociologia. Lisboa: Universidade Aberta.
Secundária
- Sociologia. História, ideias, correntes.: Molenat, X. (Coord) 2011 Molenat, X. (Coord). (2011). Sociologia. História, ideias, correntes. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
- Objeto sociológico e problema social, in Patrick Champagne,Iniciação à Prática Sociológica: Lenoir, R (1996). Objeto sociológico e problema social, in Patrick Champagne et al., 1996 Lenoir, R (1996). Objeto sociológico e problema social, in Patrick Champagne et al., Iniciação à Prática Sociológica, Petrópolis: Vozes, pp. 59-106
- Génese e Objecto da Sociologia, Lições de Sociologia: Javeau, C. 1998 Javeau, C (1998). Génese e Objecto da Sociologia, Lições de Sociologia, Oeiras: Celta Editora, , pp. 1-13.