Plano de Estudos
Sociologia da Comunicação 9240407
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer os principais conceitos relacionados com a sociologia da comunicação e compreender o papel e os efeitos dos media nas sociedades contemporâneas. Esta unidade curricular veicula conhecimentos de tipo histórico, teórico e analítico à formação de um estudante em Sociologia. Especificamente, visa-se dominar os principais conceitos da sociologia da comunicação e compreender o papel da comunicação e dos media nas sociedades contemporâneas. Com este contributo curricular o estudante fica preparado a: 1) Conhecer e compreender a evolução histórica e a dinâmica epistemológica das teorias da comunicação desde as origens até à actualidade. 2) Contextualizar teoricamente as práticas sociais associadas aos fenómenos comunicacionais, tanto em contextos privados como públicos. 3) Compreender o processo de desenvolvimento de pesquisas sociológicas na área da comunicação. 4) Desenvolver pesquisas considerando o ângulo da comunicação e dos media.
Programa
1. A Sociologia da Comunicação 1.1. Objecto de estudo e objectivos fundamentais da pesquisa em Comunicação 1.2. O desenvolvimento dos media nas sociedades pós-modernas 1.3. Os self media, a construção da identidade online e a reconfiguração dos espaços públicos e privados 1.4. Género e media: representações e perceções de género em notícias sobre grupos vulneráveis 2. A abordagem sociológica à comunicação 2.1. A influência do pensamento científico sobre a comunicação de massas 2.2. Principais tendências nas teorias da comunicação 3. A Comunicação como Processo Social e Fenomenológico 3.1. A Comunicação Pessoal e organizacional 3.2. O Processo Comunicacional: Características Leis e Obstáculos 3.3. O conteúdo silencioso da Comunicação. A linguagem não-verbal
Método de Avaliação
Aulas magistrais sobre teorias, complementadas com aulas práticas de análise crítica de textos seleccionados; visionamento, análise e discussão de documentos multimedia. A Avaliação em época normal é Contínua, de acordo com o Regulamento de Avaliação do I Ciclo. Os elementos de avaliação são: dois testes escritos individuais realizados em sala de aula (35%+35%=70%) e um trabalho de grupo (30%) sobre propostas de desenvolvimento de pesquisa sociológica em comunicação, com aplicação da matéria dada. Os grupos terão entre 3 e 4 elementos cada e o trabalho consiste na concepção de um projeto de investigação sobre um dado tema na área da sociologia da comunicação e serão acompanhados em aula.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Sociologia dos Media.: Rieffel, R. 2003 Rieffel, R. (2003). Sociologia dos Media. Col. Comunicação. Porto Editora.
- Comunicação Pessoal e Organizacional. Teoria e Prática.: Rego, A. 2010 Rego, A. (2010) Comunicação Pessoal e Organizacional. Teoria e Prática. 2ª edição. Ed. Sílabo.
- McQuail’s Media and Mass Communication Theory: McQuail, D., Deuze, M. (2020). McQuail’s Media and Mass Communication Theory. 7th Ed. Sage. 2020 McQuail, D., Deuze, M. (2020). McQuail’s Media and Mass Communication Theory. 7th Ed. Sage.
- Comunicação e Sociedade.: Esteves, J. P. 2002 Esteves, J. P. (org.). (2002). Comunicação e Sociedade. Livros Horizonte.
- Sociologia da Comunicação - Construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media.: Cunha Silvestre, M.J. 2011 Cunha Silvestre, M.J. (2011). Sociologia da Comunicação - Construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media. Ed. ISCSP.
- A Telerealidade. Uma abordagem hermenêutica da construção social da realidade pela informação televisiva de actualidade.: Cruz, C. 2008 Cruz, C. (2008). A Telerealidade. Uma abordagem hermenêutica da construção social da realidade pela informação televisiva de actualidade. Ed. ISCSP.
- Os Media: Balle, F. 2003 Balle, F. (2003). Os Media. Campo de Letras.