Plano de Estudos

Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia 9240507

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram os instrumentos concetuais e metodológicos que lhes permitam aplicar o raciocínio e o pensamento sociológicos ao conhecimento da realidade social que os rodeia, à complexidade dos modos de produção e formatação do conhecimento, às especificidades do conhecimento científico e à problematização da tecnologia e seus processos sociais.

Programa

1. A Sociologia do Conhecimento. 1.1. Perspetivas Sociais sobre o Conhecimento. 1.2. A Construção Social do Conhecimento. 1.3. Do Conhecimento e da Ignorância. 2. Sociologia da Ciência. 2.1. Da Revolução Científica à "Big Science". 2.2. A Estrutura Normativa da Ciência. 2.3. A Estrutura das Revoluções Científicas. 2.4. Macro e Microssociologia da Ciência. 3. Sociologia da Tecnologia. 3.1. A Abordagem Sociológica da Tecnologia. 3.2. Macro e Microssociologia da Tecnologia.

Método de Avaliação

Existem duas modalidades de avaliação: a Avaliação Final (AF) e a Avaliação Contínua (AC). A AF constitui-se numa prova de exame escrito (100%). A AC é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: dois testes individuais escritos (50%+50%) eventualmente bonificados por trabalhos individuais voluntários (até + 4 valores).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Sociology of Science - Theoretical and empirical investigations: Merton, R. K. 1973 Merton, R. K. (1973). The Sociology of Science - Theoretical and empirical investigations. Chicago: The University of Chicago Press.
  • The Structure of Scientific Revolutions: Kuhn, T. S. 1962 Kuhn, T. S. (1962). The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: The University of Chicago Press.
  • Science in Society - An introduction to social studies of science: Bucchi, M. 2004 Bucchi, M. (2004). Science in Society - An introduction to social studies of science. Londres: Routledge.
  • A Construção Social da Realidade: Berger, P. & Luckmann, T. 2010 Berger, P. & Luckmann, T. (2010). A Construção Social da Realidade. Lisboa: Editora Dinalivro.

Secundária

  • Networked - The New Social Operating System: Raine, L. & Wellman, B. 2012 Raine, L. & Wellman, B. (2012). Networked - The New Social Operating System. Massachusetts: MIT.
  • Experimentum Humanum, Civilização Tecnológica e Condição Humana: Martins, H. 2011 Martins, H. (2011) Experimentum Humanum, Civilização Tecnológica e Condição Humana. Lisboa: Relógio de Água.
  • La Sociologia del Conocimiento y de la Ciência: Espinosa, E., Garcia, J., & Torres-Albero, C. 1994 Espinosa, E., Garcia, J., & Torres-Albero, C. (1994). La Sociologia del Conocimiento y de la Ciência. Madrid: Alianza Editorial.
  • Para uma Sociologia da Ciência: Bourdieu, P. 2004 Bourdieu, P. (2004). Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Edições 70.
  • Modernidad, Pluralismo y Crisis de Sentido: Berger, P. & Luckmann, T. 1977 Berger, P. & Luckmann, T. (1977). Modernidad, Pluralismo y Crisis de Sentido. Barcelona: Ediciones Paidós.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre