Plano de Estudos

Publicidade e Relações Públicas 9023603

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 282_Opção II Soc

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conduzir os discentes para: 1.Uma estruturação correcta dos conceitos de Publicidade e Relações Públicas; 2.Compreenderem o posicionamento estratégico da publicidade e das relações públicas nas organizações e na sociedade; 3.Um conhecimento das áreas fundamentais das relações públicas na sua vertente táctico-operacional; 4.Um conhecimento das diferentes vertentes da publicidade e do trabalho publicitário; 5.A consciência do exercício ético da função; 6.O desenvolvimento de capacidades reflexivas e análise crítica; 7.O desenvolvimento de capacidades de expressão escrita e oral.

Programa

1.O que é a publicidade   1.1.Os investimentos em publicidade e o seu papel económico   1.2.A noção de marca institucional e de marca produto/serviço   1.3.O código da publicidade   1.4.Etapas de uma campanha publicitária     a.Briefing     b.Mensagem     c.Públicos     d.Plano criativo     e.Planeamento de media     f.Avaliação 2.O que são as relações públicas   2.1.A dimensão estratégica como elemento fundamental na tomada de decisão na alta gestão: definição de agenda temática organizacional;   2.2.A dimensão táctico-operacional: as áreas de especialidade   2.3.O planeamento em relações públicas

Método de Avaliação

Sendo uma u.c. classificada como teórica-prática e ajustando ao contexto pandémico do corrente ano, com aulas presenciais e online (via BBB), a metodologia pedagógica utilizada passa por classes magistrais, utilização da plataforma moodle para colocação de artigos científicos, vídeos de campanhas publicitárias, entrevistas a profissionais para posterior discussão e reflexão contextualizada nos conhecimentos adquiridos. O atendimento ao aluno será realizado preferencialmente online via o uso da plataforma BBB, por marcação prévia via essa plataforma ou e-mail.  A avaliação em modalidade de avaliação mista compreende os seguintes elementos de avaliação: - Prova escrita de exame em época normal, com duração de 90 minutos e ponderação de 50%; - Um trabalho de grupo: Relatório escrito (35%) e Apresenatção (presencial - 15%) tendo por objectivo desenvolver as várias etapas de uma campanha publicitária.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Aaker, D. (1996). Building strong brands. New York: The Free Press. Cardoso, P. (2000). Estratégia Criativa Publicitária - Fundamentos e Métodos. Porto: Universidade Fernando Pessoa. De Carvalho Spínola, S. (2014). As relações públicas estratégicas como construtoras de realidade. In T. Ruão, R. Freitas, P. Ribeiro, & P. Salgado, Comunicação Organizacional e Relações Públicas: horizontes e perspectivas. Relatório de um debate (pp. 40-49). Braga: Centro de Estudos de Comunicação, Universidade do Minho. Código da Publicidade. Decreto-Lei n.º 330/90 de 23 de Outubro (versão actualizada a 2011). Gregory, A. (2008). Planning and Managing Public Relations Campaigns (2nd. ed.). UK: Kogan Page. Libaert, T. (2008). Le Plan de Communication (3ème ed.). Paris: Dunod Sebastião, S. (2015). Fundamentos da Comunicação Integrada Organizacional e de Marketing. Lisboa: Colecção de Manuais Pedagógicos - ISCSP. Well, W. (1992). Advertising ? Principles and Pratice. New Jersey: Prentice Hall: null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2 Semestre