Plano de Estudos
Seminário: Métodos de Trabalho 9240109
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo geral desta unidade curricular é a aquisição de procedimentos que permitam aos estudantes manipular um conjunto de ferramentas básicas de trabalho sociológico nas vertentes profissionais e académicas. Assim, pretende-se que fiquem habilitados a: a) conhecer e manusear os instrumentos necessários para efectuarem pesquisa em bibliotecas, directórios e recursos Web, como bases de dados; b) analisar e discutir informações de carácter genérico - documentos, registos audiovisuais, estatísticas, textos científicos; c) estruturar e redigir trabalhos académicos, observando as regras formais de citação das fontes; d) conhecer e compreender os princípios éticos pelos quais se rege o trabalho dos cientistas sociais; e) estruturar e apresentar em público os resultados de trabalhos académicos com recurso ao Power Point.
Programa
1. Pesquisa Bibliográfica e Documental: a) pesquisa Bibliográfica e Documental em bases de dados em Ciências Sociais, em bibliotecas e online; b) seleção por temas, autores e assuntos; c) diferença entre texto comum e texto científico; d) obstáculos mais comuns na pesquisa bibliográfica e documental; e) sítios da internet. 2. Leitura Científica: a) organização e elaboração de fichas de leitura, resumos, sínteses, recensões críticas e ensaios; b) análise de textos científicos; c) síntese esquemática. 3. Escrita Científica: a) fases da escrita; b) elaboração de uma revisão de literatura; c) citações Escrita Científica bibliográficas; d) elaboração e organização de referências bibliográficas; e) normas de citação e referenciação bibliográfica: Manual de Chicago. 4. Ética e Sociologia: a) códigos e princípios da ética; b) o plágio. 5. Normas de Apresentação e Comunicação em Público de Trabalhos Científicos: a) elaboração e preparação de material audiovisual; b) postura física.
Método de Avaliação
Esta unidade curricular apresenta duas modalidades de avaliação de conhecimentos: 1. Avaliação Contínua Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: Realização de pequenos trabalhos relativos a elaboração de resumos, fichas de leitura e síntese esquemáticas que permitam conhecer os instrumentos necessários à realização de trabalhos académicos; apresentação escrita e oral de um trabalho de grupo final. a) trabalhos individuais a realizar durante as aulas (50%) b) trabalho de grupo com apresentação escrita e oral (50%) 2. Avaliação Final: exame de recurso escrito (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Código Deontológico: Associação Portuguesa de Sociologia null Associação Portuguesa de Sociologia. Código Deontológico. www.aps.pt
- Introdução à Sociologia: João Ferreira de Almeida 1994 Almeida, J. A. (Coord.). (1994). Introdução à Sociologia. Lisboa: Universidade Aberta.
- Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares. Sugestões para a Estruturação da Escrita: Azevedo, M. 2001 Azevedo, M. (2001). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares. Sugestões para a Estruturação da Escrita. Lisboa Universidade Católica Editora.
- Normas para apresentação de trabalho científico: Ceia, C. 1995 Ceia, C. (1995). Normas para apresentação de trabalho científico. Lisboa: editorial Presença.
- Como se faz uma tese em Ciências Sociais: Eco, U. 1984 Eco, U. (1984). Como se faz uma tese em Ciências Sociais. Lisboa: Editoral Presença.
- Social Research Methods: Newman, W, L. 2003 Newman, W, L. (2003) Social Research Methods. New York: Allyn and Bacon.
- Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimentos Científico: Pocinho, M. 2012 Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimentos Científico. Lisboa: Lidel.
- Como escrever uma tese: Vieira, S. 1991 Vieira, S. (1991). Como escrever uma tese. São Paulo: Pioneira.
Secundária
- Code of Ethics: Associação Americana de Sociologia 2008 Associação Americana de Sociologia. (2008). Code of Ethics. 2ª edição. Washington, DC: Associação Americana de Sociologia