Plano de Estudos
Cultura Chinesa Moderna e Contemporânea CCMC
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI(PL)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_II
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_I
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular versa sobre as continuidades e mudanças culturais na sociedade chinesa ao longo da história, com um enfoque particular nos períodos moderno e contemporâneo. Depois de concluída, as|os estudantes devem ter adquirido e desenvolvido as seguintes competências: 1) Conhecer um conjunto de temáticas fundamentais para uma introdução ao estudo das culturas da China. 2) Identificar as principais tradições filosóficas, ideologias e processos políticos, e configurações sociais e culturais, da China Imperial à China Pós-Mao. 3) Entender e debater as principais transformações e, simultaneamente, os legados do passado que persistem na contemporaneidade.
Programa
1. Tradição e Império 1.1. A fundação do Império e as principais tradições filosóficas 1.2. A unidade política, territorial e cultural da China ao longo da História 2. Modernidades Chinesas: a revolução republicana e a revolução maoista 2.1. China Moderna: O impacto do Ocidente, a crítica ao Confucionismo e o nacionalismo 2.2. As Revoluções Chinesas: Movimento 4 de Maio, a Revolução Maoista e a Revolução Cultural 3. China Pós-Mao 3.1. Política de Reforma e Abertura, e o modelo económico Made in China 3.2. Parentesco, Família e piedade filial em transformação 3.3. Casamento, género e individualismo na China Contemporânea 3.4. Minorias étnicas e as religiões na China 3.5. Rural, urbano e a migração, hukou e suzhi 3.6. Consumo e emergência da classe média 3.7. Arte e sociedade na China Contemporânea 3.8. Cidadania, ambiente, internet e movimentos sociais Obs: Anualmente, serão selecionados para lecionar apenas 4 sub-pontos do ponto 3 do programa.
Método de Avaliação
Metodologias de ensino-aprendizagem que integram as seguintes componentes combinadas com metodologias de active learning: 1) Aulas expositivas; 2) Leitura e análise de documentos; 3) Aulas abertas com especialistas convidados; 4) Apresentações, discussões e exercícios escritos em contexto de sala de aula. Avaliação: Avaliação Contínua (AC) - Época Normal: Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos: - apresentação de grupo e discussão com a docente de um tema do programa, em contexto de sala de aula (30%). - teste escrito, individual e presencial (60%); - participação (individual) nas discussões em sala de aula (10%). Os estudantes terão de ter uma nota mínima de 7 na média dos elementos individuais. Avaliação Final (AF) - Época de Recurso ou Época Especial para os casos previstos no RACC ISCSP, consiste num exame final escrito. Trata-se de um elemento de avaliação individual e presencial, com uma ponderação final de 100%.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- China, a new history: Fairbank, J. K. e M. Goldman 2006 Fairbank, J. K. e M. Goldman. 2006. China, a new history. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.
- No Feminino Singular: identidades de género de mulheres chinesas migrantes.: Rodrigues, Irene 2009 Rodrigues, Irene. 2009. No Feminino Singular: identidades de género de mulheres chinesas migrantes. Lisboa: ISCSP-UTL.
- nathan. 1990. The Search for Modern China.: Spence, Jonathan 1990 Spence, Jonathan. 1990. The Search for Modern China. New York e London: W.W. Norton Company.
- The Chinese Enlightenment: intellectuals and the legacy of the May Fourth Movement of 1919.: Schwarz, Vera. 1986 Schwarz, Vera. 1986. The Chinese Enlightenment: intellectuals and the legacy of the May Fourth Movement of 1919. Berkeley: University of California Press.
- “Evocations of the Unspeakable: Trauma, Silence and Mourning in Contemporary Chinese Art”: Ganito, Tânia 2012 Ganito, Tânia. 2012. “Evocations of the Unspeakable: Trauma, Silence and Mourning in Contemporary Chinese Art”, in Daniela Agostinho et al. (eds.), Panic and Mourning: Cultural Tensions in Literature, Media and the Arts. Berlin: Walter de Gruyter, 161-179.
- The Age of Openness: China before Mao.: Dikötter, Frank. 2008 Dikötter, Frank. 2008. The Age of Openness: China before Mao. Hong Kong: Hong Kong University Press.