Plano de Estudos
Língua Chinesa LCHIN
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_II
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_I
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LRI(PL)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma introdução ao estudo da língua Chinesa. No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de: 1. Identificar as diferentes componentes da língua chinesa; 2. Reconhecer elementos escritos e fonéticos; 3. Aplicar componentes lexicais e gramaticais a diálogos curtos de conversação quotidiana; 4. Reconhecer a relação estrutural e estruturante entre a língua chinesa (falada e escrita) e aspetos centrais da cultura chinesa.
Programa
1. Introdução ao estudo da língua Chinesa 2. Cumprimentos e outras expressões de uso quotidiano 3. Nomes e apelidos 4. Apresentar pessoas 5. Datas: ano, mês, dia do mês, dias da semana, horas 6. Idade e Família 7. Horas e hábitos do quotidiano 8. Direções e lugares 9. Ir às compras
Método de Avaliação
As aulas de língua incluem uma componente expositiva e uma componente prática. Regimes de Avaliação: 1. Avaliação Contínua: - Os conteúdos do ponto 1 ao ponto 4, serão avaliados por meio de 1) um teste escrito (25%) e de 2) um conjunto de exercícios de compreensão auditiva e de leitura e conversação (25%); - Os conteúdos do ponto 5 ao ponto 9 serão avaliados a partir de 3) um teste escrito (25%) e de 4) um conjunto de exercícios de compreensão auditiva e de leitura e conversação (25%). Os testes escritos e exercícios são individuais e presenciais, em conformidade com o artigo 7.º, n.º 6, do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo de Estudos do ISCSP. 2. Avaliação Final: disponível na Época de Recurso e na Época Especial, consistirá num exame final escrito (50%) e com uma componente de compreensão auditiva, de leitura e de conversação (50%). Trata-se de um elemento de avaliação individual e presencial, com uma ponderação final de 100%.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- HSK Standard Course 1 - Workbook.: Jiang, Liping. 2014 Jiang, Liping. (2014). HSK Standard Course 1 - Workbook. Beijing, PRC: Beijing Language and Culture University Press.
- HSK Standard Course 1: JIang, Liping 2014 Jiang, Liping. (2014). HSK Standard Course 1 . Beijing, PRC: Beijing Language and Culture University Press.
Secundária
- 500 Cases of the Evolution of Chinese Characters.: Li, Leyi 2014 Li, Leyi. 2014. 500 Cases of the Evolution of Chinese Characters. Beijing, PRC: Beijing Language and Culture University Press.