Plano de Estudos
Alemão A2.2 (Nível IV) AA(I
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_II
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_I
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Línguas_1º ano_2º semestre_LRI(PL)
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Línguas_2º ano_2º semestre_LRI(PL)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular destina-se a alunos que pretendam continuar os seus estudos de alemão após a conclusão do nível A2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Visa desenvolver a capacidade de compreender e expressar de forma oral e por escrito, informaçãos do âmbito da vida diária e cultural nos países de língua alemã e de discutir questões atuais. O objectivo é desenvolver as quatro competências de escrita, leitura, audição e expressão oral de acordo com o nível A2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Materiais pedagógicos e documentos autênticos são utilizados para permitir que os alunos adquiram a capacidade de compreender e expressar informações culturais, oralmente e por escrito num nível intermédio. Outro objetivo importante é despertar a curiosidade de aprender mais sobre a cultura e as sociedades do mundo de língua alemã e motivar os alunos a continuar a melhorar suas competências no uso da língua alemã.
Programa
Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos para produzir textos, descritivos e narrativos e para expressar opinões sobre questões atuais, como p.ex. mobilidade, aprendizagem ao longo da vida, formas de viver e a sociedade moderna. Recursos nocionais e lexicais para interagir em situações dentro e fora da aula. As áreas temáticas de leitura são orientadas sobretudo para o Curso de Relações Internacionais: referem-se à cultura e à estrutura da sociedade dos países de língua alemã no contexto europeu. Visa-se a competência de compreender e redigir textos adequados ao nível A 2.2. Áreas gramaticais: a formulação de perguntas indiretas, verbos com dativo e acusativo, verbos e perguntas com preposições, expressar consequências, preposições locais
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar em todas as atividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação para as aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos/das estudantes”. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de Avaliação Final (exame final escrito=100%) está disponível.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1): Jin, F., & Voß, U. 2018 Jin, F., & Voß, U. (2018). Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1). Cornelsen
- Netzwerk neu A2, Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch: Dengler, S., Rusch, P., Schmitz, H., Sieber,T. 2022 Dengler, S., Rusch, P., Schmitz, H., Sieber,T. (2022) Netzwerk neu A2, Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch
Secundária
- Pons Online Wörterbuch: N/A N/A Pons Online Wörterbuch