Plano de Estudos

Inglês B2 (Nível III) IB(I

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_II

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_I

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Línguas_1º ano_2º semestre_LRI(PL)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Línguas_2º ano_2º semestre_LRI(PL)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo principal desta UC é o desenvolvimento das competências comunicacionais necessárias para o desempenho eficaz de funções na área das Ciências Sociais, tanto a nível profissional como académico, com base nas quatro competências de aprendizagem das línguas: a escrita, a leitura, a compreensão e a produção orais. Esta disciplina segue os requisitos estabelecidos para o nível B2 pelo Council of Europe in the Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment (2001). Um conjunto variado de materiais relacionados com as Ciências Sociais, tais como ensaios, artigos e documentários em vídeo, é usado para análise e discussão em aula, visando o desenvolvimento da fluência e da acuidade linguística dos discentes, bem como do vocabulário e da terminologia empregues neste área científica.

Programa

Áreas temáticas de leitura e reflexão crítica: - Globalisation; - Group Psychology; - Cultures. Áreas gramaticais: - Infinitive & Gerund forms; - Passive & Active forms; - Relative Clauses; - Reported Statements & Questions. Tipos de Escrita: - Summaries & Discursive Essays.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas prévias de preparação para cada uma das aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidade de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes escritos (40%+50%); exercícios não calendarizados desenvolvidos em sala de aula, corrigidos e avaliados pelo docente (10%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Macmillan English grammar in context - intermediate.: Vince, M. 2008 Vince, M. (2008). Macmillan English grammar in context - intermediate. Macmillan Education.
  • New language leader - upper intermediate.: Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. 2014 Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2014). New language leader - upper intermediate. Pearson Education.
  • Is the world really better than ever?: Burkeman, O. 2017 Burkeman, O. (2017, July 28). Is the world really better than ever? The Guardian. Consultado em 14 jul. 2021, em https://www.theguardian.com/news/2017/jul/28/is-the-world-really-better-than-ever-the-new-optimists

Secundária

  • English vocabulary in use - advanced.: McCarthy, M. & O'Dell, F. 2002 McCarthy, M. & O'Dell, F. (2002). English vocabulary in use - advanced. Cambridge University Press.
  • Oxford advanced learner's dictionary (8th ed).: Hornby, A. S. 2010 Hornby, A. S. (2010). Oxford advanced learner's dictionary (8th ed). Oxford University Press.
  • English grammar.: Bourke, K. 2003 Bourke, K. (2003). English grammar. Oxford University Press.
  • English verbs and tenses.: Bourke, K. 2003 Bourke, K. (2003). English verbs and tenses. Oxford University Press.
  • Does the richness of the few benefit us all?: Bauman, Z. 2013 Bauman, Z. (2013). Does the richness of the few benefit us all? Political Studies Review, 12(3), 402-3.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre