Plano de Estudos

Francês A2 (Nível II) FrA2

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_II

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_I

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Línguas_2º ano_2º semestre_LRI(PL)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Línguas_1º ano_2º semestre_LRI(PL)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Consolidação e expansão das competências anteriormente adquiridas e aquisição dos conteúdos estabelecidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para o nível A2. Aquisição de estratégias para ativar conhecimentos adequados sobre regras gramaticais e funcionais, que permitam interagir em diferentes contextos comunicativos. Compreender informações e conversas ouvidas; falar sobre experiências próprias ou alheias, dando diferentes tipos de informação e respondendo a perguntas de forma fluente e correcta. Compreender vários tipos de textos simples (informativos, narrativos, argumentativos, descritivos, etc.) e escrever pequenas mensagens ou textos informativos. Dominar estratégias de comunicação que permitam construir e consolidar aprendizagens. Ganhar autonomia para alargar o conhecimento da língua em diferentes ambientes sociais.

Programa

Falar de experiencias e habilidades. Descrever uma coisa, um problema ou uma pessoa. Fazer recomendações. Exprimir gostos e preferências. Falar de viagens. Pedir coisas e favores. Falar de actividades profissionais ou de lazer. Relatar experiências passadas. Falar de intenções e projectos. Pedir num estabelecimento público. Relatar no passado. Falar de hábitos, costumes e circunstancias no passado. Valorar y opinar. Revisão de presentes regulares e irregulares. Expressão do presente contínuo, do passado (passado composto e passado imperfeito) e do futuro (futuro próximo e futuro simples). Verbos pronominais; complementos verbais; pronomes. As frases interrogativas e passivas.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (20%+50%); uma apresentação oral em equipa (20%) e uma avaliação não programada ao longo do semestre (10%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). No caso de escolha de AC, o docente deve ser informado por escrito da opção por AC até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o docente deve ser obrigatoriamente informado até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliação

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • Manuel de compréhension orale A2: Cloutier, E. 2024 Cloutier, E. (2024). Manuel de compréhension orale A2. Les éditions MD.

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2 Semestre