Plano de Estudos
Teoria das Relacões Internacionais 8364216
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular de Teoria das Relações Internacionais pretende promover o desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas dos alunos dotando-os dos conhecimentos e ferramentas teóricas necessários a uma compreensão aprofundada das relações internacionais. Pretende-se que os estudantes adquiram competências de análise da realidade internacional ancoradas no aprofundamento dos grandes debates teóricos no seio da disciplina e na consciencialização de que as diversas abordagens teóricas constituem um acervo pluralista que permite elaborar e sustentar diferentes leituras da realidade. A compreensão da natureza fragmentada e pluralista da disciplina deverá levar a que os alunos sejam, não só capazes de identificar os alicerces e insuficiências das diferentes escolas teóricas, como também de as utilizar de forma complementar para discutir criticamente os processos e fenómenos internacionais.
Programa
1. Realismo 2. Idealismo 3. Internacionalismo Liberal 4. Liberalismo 5. Neo-liberalismo 6. Realismo clássico 7. Behaviorismo 8. Realismo estrutural/neo-realismo e realismo neoclássico 9. Escola Inglesa 10. Estruturalismo marxista/neo-marxismo 11. Institucionalismo e Governança sem Governo 12. Abordagens pós-positivistas, críticas e reflexivistas 13. Construtivismo
Método de Avaliação
As aulas são teórico-práticas, com uma componente de exposição de conteúdos e outra de teor aplicado em que se estimula a participação ativa dos estudantes em discussões sobre as temáticas abordadas, que deverão ser informadas pela leitura e análise de textos sugeridos no decurso do semestre. A avaliação segue os critérios previstos no Regulamento de Avaliação do ISCSP, na modalidade de avaliação contínua: dois testes no decorrer do semestre (cada um 50% da nota final). Em alternativa, é oferecida também a modalidade de avaliação final: um exame escrito ao final do semestre (100% da nota final - época de recurso/época especial). Em conformidade com o art. 7º, nº 6, do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo de Estudos do ISCSP, as provas individuais são realizadas de modo escrito e presencial.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Introduction to International Relations - Theories and Approaches: Jackson, R. & Sorensen, G. 2013 Jackons, R. & Sorensen, G. (2013). Introduction to International Relations - Theories and Approaches. Oxford: Oxford University Press.
- International Relations Theories - Discipline and Diversity -: Dunne, T., Kurki, M. & Smith, S. 2013 Dunne, T., Kurki, M. & Smith, S. (2013). International Relations Theories - Discipline and Diversity. Oxford: Oxford University Press.
- Teoria das Relações Internacionais - Uma Perspetiva: Patrício, R.C. 2019 Patrício, R.C. (2019. Teoria das Relações Internacionais - Uma Perspetiva. Coleção Manuais Pedagógicos. Lisboa: ISCSP/ULisboa.
Secundária
- Teoria das Relações Internacionais: Moreira, A. 1996 Moreira, A. (1996). Teoria das Relações Internacionais. Coimbra: Ed. Almedina.
- Introdução à Teoria das Relações Internacionais: Marques dos Santos, V. & Ferreira, M.J. 2012 Marques dos Santos, V. & Ferreira, M.J. (2012). Introdução à Teoria das Relações Internacionais. Lisboa: ISCSP/ULisboa.
- Curso de Relações Internacionais: Maltez, J.A. 2002 Maltez, J.A. (2002). Curso de Relações Internacionais. São João de Estoril: Ed. Principia.
- Comkpreender as Relações Internacionais: Brown, C. & Kirsten, A. 2012 Brown, C. & Kirsten, A. (2012). Compreender as Relações Internacionais. Lisboa: Ed. Gradiva.