Plano de Estudos

Sociedade Civil Transnacional 8364502

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os docentes adquiram conhecimento sobre os processos de formação da sociedade civil transnacional, a sua evolução enquanto sujeito composto por um conjunto de atores domésticos e globais, bem como a sua influência sobre as questões globais. Tendo a unidade curricular uma natureza eminentemente teórico-prática, espera-se que os discentes consigam aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o conceito de sociedade civil transncional, os seus atores, modos de ação e fundamentos teóricos à realidade do sistema internacional contemporâneo. O objetivo é estimular, por parte dos alunos, uma atitute científica e profissional, que lhes permita desenvolver argumentos próprios e autónomos sobre os desafios colocados pela agência internacional de atores transnacionais e não governamentais.

Programa

 1. O conceito de sociedade civil 1.1. Elementos caracterizadores 1.1. A sociedade civil enquanto projeto normativo e processo histórico 1.3. Perspetivas teóricas 2.  Globalização e sociedade civil transnacional 2.1. A globalização e os seus discursos 3. As forças de pressão organizadas 3.1. Características 4.  Os media como sujeitos da sociedade civil transnacional 4.1. A evolução dos media como sujeitos das relações internacionais 5. As organizações não-governamentais como sujeitos da sociedade civil transnacional 5.1. Formas de ação das organizações não-governamentais 6. Os movimentos sociais coordenados e o ativismo digital 6.1. Génese, características e evolução 7. A cidadania global 7.1. O conceito de cidadania 7.2. A cidadania global: desafios e problemáticas  

Método de Avaliação

1. Metodologia de ensino: teórico-prático. Explanação dos conteúdos programáticos  com vista à transmissão de conhecimento teórico; Discussão em aula de conceitos e de casos práticos com o objetivo de desenvolver o espírito crítico dos discentes, bem como a sua capacidade de aplicar o conhecimento teórico à análise das manifestações da sociedade civil transnacional no sistema global. 2. Metodologia de avaliação (época normal): avaliação contínua, composta por dois elementos: uma apresentação oral seguida de discussão e análise (40% da nota final) e um teste escrito, individual e presencial (60% da nota final). Os estudantes terão que ter uma nota mínima de 7 valores no teste escrito. Na época de recurso / especial, a avaliação consistirá num exame escrito, que corresponderá a 100% da nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Smart Mobs. The Next Social Revolution.: Rheingold, H. 2002 Rheingold, H. (2002). Smart Mobs. The Next Social Revolution. Cambridge: Basic Books.
  • Cosmopolitanism: ideals and realities.: Held, D. 2010 Held, D. (2010). Cosmopolitanism: ideals and realities. Cambridge: Polity Press.
  • Routledge Handbook of Global Citizenship Studies.: Engin, E. & Nyers, P. 2014 Engin, E. & Nyers, P. (2014). Routledge Handbook of Global Citizenship Studies. UK: Routledge.(2014). Routledge Handbook of Global Citizenship Studies. UK: Routledge.
  • Global communication and foreign policy: Gilboa, E. 2002 Gilboa, E. (2002). Global communication and foreign policy. Journal of Communication, 52 (4), 731-748.
  • Non-Governmental Organizations in World Politics: Willetts, P. 2010 Willetts, P. (2010). Non-Governmental Organizations in World Politics. Routledge.
  • Social Movements: an Introduction: Diani, M., Della Porta, D. 2006 Diani, M., Della Porta, D. (2006). Social Movements: an Introduction. MA.: Blackwell Publishing.
  • (Re)Imagining Humane Global Governance.: Falk, R. 2013 Falk, R. (2013). (Re)Imagining Humane Global Governance. London: Routledge.
  • Global Civil Society.: Keane, J. 2003 Keane, J. (2003). Global Civil Society. Cambridge: Cambridge University Press.
  • The Idea of Global Civil Society: Kaldor, M. 2003a Kaldor, M. (2003a). The Idea of Global Civil Society. International Affairs, 79(3), 583-593.
  • Liberation Technology.: Diamond, L. 2010 Diamond, L. (2010). Liberation Technology. Journal of Democracy, 21(3), 69-83.

Secundária

  • The Citizen and the Alien.: Bosniak, L.. 2008 Bosniak, L. (2008). The Citizen and the Alien. Oxford: Princeton University Press.
  • After Virtue: A Study in Moral Theory.: MacIntyre, A. 2007 MacIntyre, A. (2007). After Virtue: A Study in Moral Theory. Indiana: University of Notre Dame.
  • Introducing Globalization: Ties, Tension and Uneven Integration.: Sparke, M. 2013 Sparke, M. (2013). Introducing Globalization: Ties, Tension and Uneven Integration. Malden: MA, Wiley Blackwell.
  • Making Democracy Work: Putnam, R. 1993 Putnam, R. (1993). Making Democracy Work. Princeton: Princeton University Press.
  • Activists beyond Borders: Advocacy Networks in International Politics: Keck, M. & Sikkink, C. 1998 Keck, M. & Sikkink, C. (1998). Activists beyond Borders: Advocacy Networks in International Politics. Ithaca: Cornell University Press.
  • Global Civil Society: An Answer to War.: Kaldor, M. 2003b Kaldor, M. (2003b). Global Civil Society: An Answer to War. Cambridge: Polity Press.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre