Plano de Estudos
Política Externa das Grandes Potências 8364602
Contextos
Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: 1. Analisar e compreender as dinâmicas do sistema internacional em que os Estados e organizações se movem, incluindo as especificidades regionais e inter-regionais; 2. Interpretar a função das principais potências no sistema internacional e identificar o quadro estratégico em que se insere a sua ação externa; 3. Compreender a relação entre as realidades doméstica e internacional que afetam os processos de tomada de decisão em política externa, bem como as diferentes variáveis que afetam o processo; 4. Reconhecer as principais características dos modelos teóricos de tomada de decisão; 5. Identificar os vetores principais da política externa das grandes potências mundiais e de um elenco de potências regionais.
Programa
1. As dinâmicas do sistema internacional 1.1. Análise das crises mundiais e das linhas de fratura geopolítica 1.2. A globalização e os seus discursos 1.3. As grandes potências e o sistema de global governance 1.4. Hotspots regionais: o caso do Ártico 2. Análise da Política Externa: enquadramento 2.1. A História e Evolução da Análise da Política Externa 2.2. Análise do Poder e Análise Geopolítica na formulação da Política Externa 3. Conceitos e Modelos Teóricos 3.1. Enquadramento Conceptual 3.2. Modelos de tomada de decisão 3.3. Determinantes e Condicionantes dos processos de tomada de decisão em política externa 4. A política externa de grandes potências 4.1. A política externa dos EUA 4.2. A política externa da China 4.3. A política externa da Rússia 4.4. A política externa da Índia 4.5. A política externa do Brasil 4.6. A União Europeia e a política externa de potências europeias – seleção de casos 4.7. A política externa de potências africanas – seleção de casos
Método de Avaliação
Metodologia de Ensino: aulas expositivas e interativas, incentivando o desenvolvimento de competências de análise e comunicação de ciência junto dos pares por parte dos alunos. Recurso à metodologia de ensino teórico-prática. Metodologia de Avaliação: contínua, consistindo numa apresentação oral (30%) e num teste escrito (70%). Avaliação final: exame final (100%) (Nota: os alunos que optarem por avaliação contínua deverão informar o docente, por escrito, de acordo com as regras definidas no Regulamento de Avaliação de competências do I Ciclo de Estudos do ISCSP).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Foreign Policy Analysis: New Approaches: C. Alden, A. Aran 2012 ALDEN, C. & Aran, A., (2012). oreign Policy Analysis: New Approaches. Oxon: Routledge, 2012.
- Política Externa: As Relações Internacionais em Mudança: M.R. Freire 2016 Freire, M.R. (coord.) (2016). Política Externa, As Relações Internacionais em Mudança, 2ª ed.. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
- A Ordem Mundial: H. Kissinger 2014 Kissinger, H. (2014). A Ordem Mundial. Lisboa: Edições D. Quixote.
- O Olhar de Leviatã. Uma Introdução à Política Externa dos Estados Modernos: António Marques Bessa 2012 Bessa, António Marques (2012). O Olhar de Leviatã. Uma Introdução à Política Externa dos Estados Modernos. Lisboa: ISCSP
- A Matriz do Poder: Sandra Balão 2014 Balão, Sandra (2014). A Matriz do Poder. 2ª edição. Lisboa: MGI, 2014.
Secundária
- The Globalization of World Politics, An Introduction to International Relations: J. Baylis, S. Smith, & P. Owens 2011 Baylis, J., Smith, S. & Owens, P. (2011). The Globalization of World Politics, An Introduction to International Relations, 5ª ed.. Oxford: Oxford University Press.
- Foreign Policy Analysis. Classic and Contemporary Theory: V. Hudson 2014 HUDSON, V. (2014). Foreign Policy Analysis. Classic and Contemporary Theory. Maryland: Rowman & Littlefield.