Plano de Estudos

História de África 8364215

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso busca construir conhecimento sobre as estruturas sociais, políticas e económicas existentes na África ao Sul do Saara previamente ao período colonial. A disciplina contempla dinâmicas de historicidade subsaarianas que precedem a realização da Conferência de Berlim e que são fundamentais para o entendimento acerca da posição que o continente africano ocupa na controversa globalidade que subjaz as Relações Internacionais. Ao fim do semestre, os estudantes devem ser capazes de: 1. Identificar as principais instituições sociais, políticas e econômicas que caracterizam as sociedades subsaarianas antes da colonização; 2. Compreender a historicidade subsaariana e sua relação com modernidade; 3. Compreender as origens histórico-estruturais de produção do conhecimento que moldam o enquadramento subsaariano nas Relações Internacionais; 4. Compreender as realidades sociais subsarianas levando considerando-se as dinâmicas históricas globais e locais.    

Programa

Módulo I – Historicidade subsaariana e Relações Internacionais i. Relações Internacionais, África e modernidade ii. O complexo imagético e as narrativas sobre a África Subsaariana; iii. O estudo da história de África e os limites do eurocentrismo. Módulo II - Estruturas sociais, políticas e econômicas precedentes à colonização i. Oralidade, historicidade ao Sul do Saara ii. Entre reinos, impérios e estados: conceitos e normatividade. iii. Ontologia e poder: interpretação de doutrinas externas. iv. Estudos de caso Módulo III - As relações internacionais subsaarianas na composição do Mundo Atlântico i. O "empreendimento" europeu (séc. XV-XVIII) ii. O Mundo Atlântico e a produção de sociedades escravocratas iii. A História de África em perspectiva diaspórica

Método de Avaliação

A metodologia de ensino conjuga aulas expositivas baseadas em leituras previamente indicadas com um papel activo dos estudantes em discussões acerca das temáticas abordadas. A metodologia de ensino inclui, igualmente, uma componente de laboratório para a análise de cartografia histórica africana, com recurso a sistemas de informação geográfica. A avaliação da unidade curricular segue o disposto no artigo nº 6, nº1 do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, que estabelece duas modalidades de avaliação: a) Época Normal - Avaliação contínua: - Teste de avaliação individual, escrita e presencial (60%) - Trabalho de grupo: apresentação oral (30%) - Exercícios de cartografia histórica africana(10%) b) Avaliação final, nas Épocas de Recurso e Especial. - Exame escrito individual e presencial (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Africa's challenge to international relations theory: Dunn, K., & Shaw, T 2001 Dunn, K., & Shaw, T. (Eds.). (2001). Africa's challenge to international relations theory. Springer.
  • Transformations in slavery: a history of slavery in Africa: Paul Lovejoy 2011 Lovejoy, P. E. (2011). Transformations in slavery: a history of slavery in Africa (Vol. 117). Cambridge University Press.
  • On the postcolony: Achille Mbembe 2001 Mbembe, A. (2001). On the postcolony. University of California Press.
  • Comparative Regionalism’s Decolonial Turn: A Proposition: Densua Mumford 2020 Mumford, D. (2020). Comparative Regionalism’s Decolonial Turn: A Proposition. Disponível em: https://www.e-ir.info/2020/10/03/comparative-regionalisms-decolonial-turn-a-proposition/ Acesso em: 18 Nov. 2022.
  • Beyond Eurocentrism and anarchy: memories of international order and institutions: Siba Grovogui 2016 Grovogui, S. (2016). Beyond Eurocentrism and anarchy: memories of international order and institutions. Springer.
  • Eurocentrismo, história e história da África: Muryatan Barbosa 2008 Barbosa, M. (2008). Eurocentrismo, história e história da África. Sankofa: Revista de História da África e Estudos da Diáspora Africana, n.1, 46-63
  • África negra: História e civilizações: Elikia M'Bokolo 2009 MBokolo, E. (2009). África negra: História e civilizações . Tomo I. São Paulo: EDUFBA/Casa das Áfricas.
  • The invention of Africa: gnosis, philosophy and the order of knowledge: Valentin Y. Mudimbe 1988 Mudimbe, V.Y. (1988). The invention of Africa: gnosis, philosophy and the order of knowledge . Londres: James Currey.
  • Negotiating modernity: Africa’s ambivalent experience: Elísio Macamo 2005 Macamo, E. (2005). Negotiating modernity: Africa’s ambivalent experience. Dakar: Codesria.
  • História geral da África: metodologia e pré-história da África: Joseph Ki-Zerbo 2010 Ki-Zerbo, J. (Ed.) (2010). História geral da África: metodologia e pré-história da África . Brasília: Unesco.

Secundária

  • O estudo de África e o looping utopia-distopia nas relações internacionais: Gabrieli Gaio 2020 Gaio, G. (2020). O estudo de África e o looping utopia-distopia nas Relações Internacionais. PACTA: Revista do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais , pp. 10-14. Disponível em: https://issuu.com/pacta/docs/pacta_edi__o_2020

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre