Plano de Estudos

Estratégia 8364505

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar os alunos de conhecimentos e capacidade de compreensão sobre a teoria da Estratégia e sobre a Estratégia enquanto processo, conteúdo, que permita: 1) Desenvolver competências de operacionalização  da teoria da Estratégia; 2) Conceber processos de aplicação de conceitos-chave da Estratégia; 3)  Desenvolver modelos de Estratégia aplicados a vários ambientes institucionais- do Estado as empresas privadas  

Programa

1. Estratégia como processo 1.1 Componentes do conceito 1.2 Relações com a segurança e a defesa 1.3 Concepções particulares 1.4 Divisões da estratégia 2. Elementos essenciais do processo estratégico 2.1 Modalidade de acção 2.2 Factores de decisão 2.3 Níveis de decisão e execução 2.4 Princípios e regras 2.5 Centro de gravidade 2.6 Vantagem estratégica 2.7 Provas da estratégia 3. Interacção estratégica 3.1 Tipologia dos processos 3.1.1 Características 3.1.2 Processos conjuntivos 3.1.3 Processos disjuntivos 3.2 Formas de acção 3.2.1 Pacíficas 3.2.2 Não pacíficas 3.3 Modelos de acção estratégica 3.3.1 Características 3.3.2 Tipos

Método de Avaliação

O ensino é feito através de aulas teórico-práticas e de orientação tutorial. O ensino teórico-prático é concretizado por intervenções expositivas em sala de aula, acompanhadas da discussão e reflexão orientada sobre a matéria. As intervenções expositivas realizam-se sobre os conteúdos programáticos e são devidamente enquadradas nas competências a adquirir com a unidade curricular. A discussão e reflexão sobre as matérias leccionadas é efectuada com recurso à participação activa dos alunos, fomentada pelo questionamento pessoal e pelos debates centrados em torno de pequenos textos. O ensino de orientação tutorial é materializado no acompanhamento dos alunos, de forma individual ou em pequenos grupos, através do desenvolvimento de trabalhos sob a forma de análise e discussão de artigos científicos relevantes. A modalidade de Avaliação é a Final: prova de exame escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Strategy (3ª ed.): Baylis, J.; Wirtz, J. ; Gray, C. 2010 Baylis, J.; Wirtz, J. ; Gray, C. (2010). Strategy (3ª ed.). Oxford: Oxford University Press.
  • Introduction à la Stratégie: Beaufre, A. 1965 Beaufre, A. (1965) Introduction à la Stratégie . Paris: Libraire Amand Colin.
  • Elementos de Estratégia (Vol. I): Couto, A. 1988 Couto, A. (1988) Elementos de Estratégia (Vol. I). Lisboa: Instituto de Altos Estudos Militares.
  • Modern Strategy: Gray, C. 1999 Gray, C. (1999). Modern Strategy. Oxford: Oxford University Press.
  • Teoria Geral da Estratégia - o essencial ao processo estratégico: Ribeiro, A. 2009 Ribeiro, A. (2009). Teoria Geral da Estratégia - o essencial ao processo estratégico. Coimbra: Almedina.
  • Política de Defesa Nacional e Estratégia Militar - modelo de elaboração: Ribeiro, A. 2010 Ribeiro, A. (2010). Política de Defesa Nacional e Estratégia Militar - modelo de elaboração. Lisboa: Diário de Bordo.
  • Da Cultura Estratégica: Uma Abordagem Sistémica e Interdisciplinar: Romana, H.B. 2016 Romana, H. B. (2016), "Da Cultura Estratégica: Uma Abordagem Sistémica e Interdisciplinar" in Revista da Escola de Guerra Naval, Rio de Janeiro, V.22, n1, pp13-32.
  • Strategy - process, content, context (2.ª ed.): Wit, B.; Meyer, R. 2002 Wit, B.; Meyer, R. (2002). Strategy - process, content, context (2.ª ed.). London: Thomson Learning.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre