Plano de Estudos

Cultura e Línguas Chinesas 8364614

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_I

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 604_Opção II - RI(PL) (2014/2015) (8364016)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_II

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma introdução ao estudo da língua e da cultura chinesas. No final desta UC os estudantes devem ser capazes de: 1. Identificar as diferentes componentes da língua chinesa; 2. Reconhecer e fazer uso de elementos escritos e fonéticos; 3. Aplicar componentes lexicais e gramaticais a diálogos curtos de conversação quotidiana 4. Explorar a relação estrutural e estruturante entre a língua chinesa (falada e escrita) e aspetos centrais da cultura chinesa; 5. Compreender a influência das principais tradições filosóficas na formação da identidade chinesa.

Programa

1. Introdução ao estudo da língua e da cultura chinesas 2. Cumprimentos e apresentação 3. Nomes e apelidos 4. Apresentar pessoas 5 Datas e horas: ano, mês, dia do mês, dias da semana, horas 6 Hábitos do quotidiano 7 Família 8 Temáticas culturais: Confucionismo, Taoísmo e Budismo.

Método de Avaliação

As aulas de língua terão uma componente expositiva e uma componente prática (exercícios de oralidade, de leitura, de compreensão auditiva e de escrita). A cultura será lecionada através de aulas expositivas com momentos de discussão dos temas por meio da leitura informada por textos. Avaliação Mista ou Final: Avaliação Mista: os conteúdos do ponto 1 ao ponto 4, serão avaliados por meio da realização de um teste escrito e oral (50%); serão avaliados no exame de época normal os conteúdos do ponto 5 ao ponto 8 (50%). A adesão à modalidade de Avaliação Contínua é obrigatoriamente formalizada por escrito, nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo. A assiduidade é obrigatória nas aulas dedicadas a exercícios de avaliação. Avaliação Final: Exame final relativo a todos os pontos do programa da unidade curricular (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • No Feminino Singular: identidades de género de mulheres chinesas migrantes.: Rodrigues. Irene 2009 Rodrigues, I. (2009). No Feminino Singular: identidades de género de mulheres chinesas migrantes. Lisboa: ISCSP-UTL.
  • Confucius & Confucianism: The Essentials: Rainey, Lee Dian 2010 Rainey, L. D. (2010). Confucius & Confucianism: The Essentials. West Sussex: Wiley-Blackwell.
  • An Introduction to Chinese Philosophy: Lai, Karyn L. 2008 Lai, K. (2008). An Introduction to Chinese Philosophy. New York: Cambridge University Press.
  • HSK Standard Course 1.: Jiang, Liping 2014 Jiang, L. (2014). HSK Standard Course 1. Beijing: Beijing Language and Culture University Press.
  • A China a partir das margens: Representações da Identidade numa Aldeia Étnica Mosuo da Província de Yunnan. Tese de Mestrado em Antropologia.: Ganito, Tânia 2008 Ganito, T. (2008). A China a partir das Margens: Representações da Identidade numa Aldeia Étnica Mosuo da Província de Yunnan. Tese de Mestrado em Antropologia. Lisboa: ISCSP-UTL.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre