Plano de Estudos

Comunicação, Cultura e Identidade Organizacional 9157611

Contextos

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_I

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 604_Opção II - RI(PL) (2014/2015) (8364016)

Groupo: 5_Plano 2013/2014 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LRI(PL)_II

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conduzir os discentes para: 1.         Uma estruturação correcta dos conceitos de Comunicação, Cultura e Identidade nas organizações; 2.         Compreenderem o posicionamento estratégico e o posicionamento táctico-operacional da comunicação nas organizações; 3.         Posicionarem a sua visão segundo uma lógica integrada da cultura e identidade organizacional e liderança; 4.         A consciência do exercício ético da função; 5.         O desenvolvimento de capacidades reflexivas e análise crítica.

Programa

1. As áreas estratégicas da Comunicação/Relações Públicas      1.1. Conceito de Identidade organizacional      1.2. Conceito de Públicos      1.3. Conceito de ética e valores organizacionais 2. As áreas táctico-operacionais da Comunicação/Relações Públicas       2.1. Relações Públicas Especializadas 3. Cultura Organizacional e liderança nas organizações 4. Comunicação dentro das organizações        4.1. Os princípios fundadores        4.2. Informação e Comunicação Interna        4.3. As finalidades        4.4. Os públicos        4.5. Os instrumentos

Método de Avaliação

Sendo uma u.c. de matriz teórico-prática, a metodologia pedagógica utilizada passa por classes magistrais, leitura, síntese e comentário de textos de referência e estudos científicos complementados por trabalho autónomo dos discentes. O atendimento ao aluno será realizado online via o uso da plataforma Moddle. A modalidade de avaliação será de “Avaliação Final”, composta por uma prova escrita de exame abrangendo toda a matéria leccionada ao longo do semestre e com valor absoluto de ponderação, ou seja, 100%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cerantola, W. A. (2016) Comunicação interna: conceitos, liderança e alternativas de gestão. In M. M. Kunsch, Comunicação organizacional estratégica - Aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus Editorial. pp. 213-224. De Marchis, G., Gil-Casares, M., & Lanzas, F. J. (2007) Organización y psicologia en la comunicación interna. Madrid: Editorial Fragua. Miguel-Segarra, S., & Aced, C. (2018) El rol de la comunicación interna ante los desafíos de la digitalización. Communication Papers. Media Literacy & Gender Studies. Special Issue: Relaciones Públicas: Innovación y tendencias, Vol.7 - No.15, 27-41. O’Neil, J., Ewing, M., Smith, S., & Williams, S. (2018) A Delphi Study to Identify Standards for Internal Communication. Public Relations Journal, Vol. 11 Issue 3, 1-16. Yeomans, L. (2006) Internal Communication. In R. Tench & L. Yeomans (2006). Exploring Public Relations (1st. ed.). UK: Prentice Hall. pp.332-353: null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre