Plano de Estudos
Deontologia e Ética Profissional DEP
Contextos
Groupo: 6_Plano 2021/2022_LGRHpl > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LGRH(PL)
Groupo: 6_Plano 2021/2022_LGRHpl > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_1º semestre_LGRH(PL)
Groupo: 6_Plano 2021/2022_LGRHpl > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LGRH(PL)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular visa proporcionar uma formação consistente, crítica e aplicada sobre os princípios da Deontologia e da Ética Profissional, com ênfase no contexto da GRH. Através da aprendizagem experiencial e autorregulada, com base na reflexão crítica, na discussão em grupo e na experiência ativa de situações éticas típicas baseadas em casos reais, pretende-se que o aluno compreenda os fundamentos teóricos da ética e a sua aplicação prática aos contextos organizacionais e desenvolva competências éticas para enfrentar dilemas profissionais. Competências a desenvolver: 1. Análise crítica do impacto ético nas decisões organizacionais; 2. Identificação e aplicação de conceitos e ferramentas éticas na resolução de dilemas tanto do cotidiano como da realidade profissional; 3. Interpretação de códigos de ética e normas deontológicas em contextos específicos da GRH; 4. Promoção de uma cultura ética nas organizações através da liderança e da formação.
Programa
1.Conceitos Fundamentais Ética, moral e valores. Ética e Deontologia profissional Teorias Normativas vs Teorias Prescritivas 2.Teorias Éticas Deontologia Utilitarismo Ética das virtudes 3.Ética Aplicada à GRH Códigos de conduta Dilemas éticos na tomada de decisão Favoritismo, conflito de interesses Governança corporativa e ética 4.Gestão de Pessoas Ética no recrutamento e seleção Avaliação de desempenho Promoção da diversidade e da inclusão Teoria da justiça organizacional 5.Privacidade e Confidencialidade Proteção de dados pessoais Vigilância no local de trabalho Ética no uso de redes sociais Teoria da privacidade 6.Liderança Ética Liderança na criação de culturas organizacionais éticas Modelos de liderança 7.Formação Ética Programas de formação ética nas organizações Desenvolvimento da consciência moral e responsabilidade profissional Aprendizagem social e modelagem 8.Tendências Emergentes Inteligência artificial, big data, automatização Desafios éticos Ética da tecnologia
Método de Avaliação
As modalidades de avaliação em vigor são as seguintes: a) Avaliação contínua (AC), na Época Normal (EN); b) Avaliação final (AF), na Época de Recurso (ER) e Época Especial (EE). A avaliação contínua (AC) disponível na EN contém três momentos de Avaliação: 25% - Projeto de Análise Ética em Grupo: Os alunos, organizados em grupos, selecionam uma empresa real ou caso fictício que envolva um dilema ético relevante para a GRH. Analisam o caso usando as teorias éticas aprendidas, devendo identificar os stakeholders envolvidos, avaliar os impactos das diferentes decisões e propor uma solução ética e viável. Apresentação do projeto em formato vídeo, narrado, de um modo criativo e apelativo, com tempo e espaço para perguntas, debate e discussão do mesmo com a turma. O vídeo e apresentação do mesmo é realizado em grupo, contudo, a nota atribuída aos elementos do grupo não será necessariamente a mesma, solicitando-se inclusive ao grupo a sua heteroavaliação. A nota deste elemento de avaliação será assim individual. 25% - Reflexão Individual Crítica sobre um dilema Os alunos devem escrever um ensaio reflexivo sobre um dilema ético que enfrentaram (ou poderiam enfrentar) em num ambiente de trabalho. Neste ensaio, numa página A4, o aluno deve: Descrever o dilema e o contexto; Analisar as diferentes perspectivas e valores envolvidos; Aplicar as teorias éticas aprendidas para avaliar as opções; Explicar qual decisão tomariam e porquê; Refletir sobre o que aprenderam com a experiência e como. 50% Teste escrito O teste escrito é individual, presencial e sem consulta. A avaliação final (AF), disponível na ER e na EE, consiste num exame final, escrito, individual, presencial e sem consulta. O exame final tem uma ponderação de 100 % na nota final da unidade curricular. O acesso à modalidade de avaliação contínua (AC) implica a adesão escrita do aluno, no link disponível para esse efeito no Moodle, no decurso das duas primeiras semanas de aulas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ethics and the Conduct of Business: Boatright, J., & Smith, J. 2017 Boatright, J., & Smith, J. (2017). Ethics and the Conduct of Business (8th ed). Pearson.
- “We are not the ethics police”: The professionalization of clinical ethicists and the regulation of medical decision-making.: Schupmann, W. 2023 Schupmann, W (2023). “We are not the ethics police”: The professionalization of clinical ethicists and the regulation of medical decision-making. Social Science & Medicine. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2023.115808
- An artificial intelligence algorithmic approach to ethical decision-making in human resource management processes.: Rodgers, W.; Murray, J.; Stefanidis, A.; Degbey, W.; & Tarba, S. 2023 Rodgers, W.; Murray, J.; Stefanidis, A.; Degbey, W.; & Tarba, S. (2023). An artificial intelligence algorithmic approach to ethical decision-making in human resource management processes Human Resource Management Review 33 (2023) 100925 https://doi.org/10.1016/j.hrmr.2022.100925
- Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas: Rodrigues, J., & Duarte, M. 2012 Rodrigues, J., & Duarte, M. (2012). Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas. Escolar Editora.
- Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas: Almeida, F. 2010 Almeida, F. (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Princípia Editora.
- Gestão Ética e Responsabilidade Social das Empresas.: Rego, A; Moreira, J.M.; Sarrico, C. 2003 Rego, A; Moreira, J.M.; Sarrico, C. (2003). Gestão Ética e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Princípia Editora
- ). Ethical leadership and its impact on human resource practices: A systematic review.: Baker, S., & Brouwers, R. 2024 Journal of Business Ethics
- Professional ethics in human resources: Challenges and strategies: Lopez, A. A., & Stevens 2023 Human Resource Management Review, 33 (2), 105-115
- Ethical challenges of AI in human resource management: A framework for responsible adoption.: Martínez, L., & Tomás 2024 Human Resource Management Journal, 34 (2), 456-472
- Artificial intelligence in HR: Navigating ethical dilemmas and enhancing accountability.: Nguyen, T., & Harrison, R. 2023 Human Resource Management Journal, 34 (2), 456-472
- Experiential learning: Experience as the source of learning and development (2nd ed.: Kolb, D. A. 2015
- Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into Practice, 41(2), 64–70. : Zimmerman, B. J. 2002 Zimmerman, B. J. (2002). Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into Practice, 41(2), 64–70. https://doi.org/10.1207/s15430421tip4102_2
Secundária
- Fundamentos da Ética Profissional: Vieira, D., & Portela, I. 2015 Vieira, D., & Portela, I. (2015). Fundamentos da Ética Profissional. Novas Edições Académicas.
- Convite à Etica.: Savater, F. 2008 Savater, F. (2008). Convite à Etica. Lisboa: Fim de Século.
- Os meios justificam os fins.: Vargas, R. 2005 Vargas, R. (2005). Os meios justificam os fins. Lisboa: Edições Gradiva.
- Etica para um Jovem: Savater, F. 1991 Savater, F. (1991). Ética para um Jovem. Lisboa: Dom Quixote
- Ethics and artificial intelligence in human resources: Balancing technology and morality.: Buchanan, A. 2022 Springer
- Human resources management: Perspectives, contexts, functions, and outcomes.: Sims, R. R., & Bias, R. 2022 Information Age Publishing.