Plano de Estudos
Sistemas de Recompensas e de Carreiras SRC
Contextos
Groupo: 6_Plano 2021/2022_LGRHpl > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Resumo descritivo da unidade curricular: Esta Unidade Curricular tem como objetivo principal preparar os estudantes para compreenderem os conceitos e práticas que contemplam o sistema de Recompensas e de Carreiras. Objetivos específicos de aprendizagem: Conhecer e aprofundar os mais atuais e tradicionais modelos teóricos e os resultados de estudos empiricos relativos a carreiras e a sistemas de recompensas; Analisar a estrutura de um sistema de recompensas; Saber diagnosticar perspectivas de carreiras dentro de uma organização; Identificar diferentes componentes da remuneração; Competências a desenvolver: No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para: Compreender acerca do papel do Planeamento de RH como fonte de planeamento de carreiras de uma organização; Discutir criticamente as relações entre desenvolvimento e gestão de carreiras, e políticas remuneratórias das organizações empresariais.
Programa
1. Sistemas de gestão de carreiras e de recompensas: introdução ao tema 2. Carreiras: perspetivas do individuo e da organização 2.1. Teorias sobre o desenvolvimento e desenho de carreiras 2.2. Percursos individuais e necessidades da organização 2.3. Novas formas e modelos de trabalho 2.4. Carreiras e vida pessoal e familiar 2.5. Formas de diagnóstico e autodiagnóstico de competências 2.6. Formas de diagnóstico e autodiagnóstico de forças e virtudes caracteriais 3. Remuneração, benefícios e compensações: conceitos, tipologias e práticas 3.1. Definições, estratégias e filosofias: visões estratégicas das organizações 3.2. Coerência dos componentes da política de remuneração 3.3. Equidade interna e externa 3.4. Articulação com os objectivos estratégicos da empresa 3.5. Tipos de motivação, recompensas, performance e produtividade 3.6. Modelos de Flow, auto-determinação e felicidade/bem-estar organizacional 3.7. Criação de valor 3.8. Limites dos sistemas de incentivos 4. Estudos de caso
Método de Avaliação
Dada a natureza teórico-prática da unidade, os métodos de ensino compreendem, por um lado, o expositivo e o interrogativo, e, por outro, os métodos ativos, através da realização de laboratórios experienciais, estudos de caso. Incluem, também, acompanhamento tutorial para apoio a trabalhos práticos a realizar em aula. Avaliação Continua (AC): Trabalho de Grupo (50%)* + Frequência (50%) *Trabalho de grupo: 25% relatório escrito + 25% apresentação
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Manual de Gestão de Pessoas e Capital Humano: Pina e Cunha, M., Rego, A., Gomes, F. S., Cabral-Cardoso, Carlos, Alves, C., & Marques e Campos Cunha, R. 2010 Pina e Cunha, M., Rego, A., Gomes, F. S., Cabral-Cardoso, Carlos, Alves, C., & Marques e Campos Cunha, R. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e Capital Humano. (2º Edição). Edições Sílabo.
- Gestão de R. H. na Administração Publica: Oliveira, R. J. 2010 Oliveira, R. J. (2010). Gestão de R. H. na Administração Publica. Editora Escolar
- Compensation: Milkovich, G. T., & Newman, J. M. 2005 Milkovich, G. T., & Newman, J. M. (2005). Compensation (8th ed). McGraw-Hill Irwin
- Fundamentos da Gestão de Pessoas: Lopes, A. 2012 Lopes, A. (2012). Fundamentos da Gestão de Pessoas. Edições Sílabo
- Reward practices and performance management system effectiveness: Lawler, E. E. 2003 Lawler, E. E. (2003). Reward practices and performance management system effectiveness. Organizational Dynamics, 32(4), 396-404.
- Insights Into Employee Motivation, Commitment and Retention, Ph.D: Kreisman, B. J. 2002 Kreisman, B. J. (2002). Insights Into Employee Motivation, Commitment and Retention, Ph.D. Research/White Paper Insights Denver.
- Os sistemas de Recompensas e a gestão estratégica de Recursos Humanos: Câmara, P. 2011 Câmara, P. (2011). Os sistemas de Recompensas e a gestão estratégica de Recursos Humanos. Publicações D. Quixote