Plano de Estudos

Espanhol A2 (Nível II) EA(I

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 2º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LCP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Consolidação e ampliação da competência adquirida no semestre anterior e aquisição dos conteúdos que o Marco Comum de Referencia para as Línguas (MERC) estabelece para o nível A2. Adquirir estratégias para activar os conhecimentos de regras gramaticais e funcionais adequados para actuar em diversos contextos de comunicação. Oferecer distintas informações de uma forma correcta e fluida. Ser capaz de falar de experiências próprias e alheias. Dominar estratégias de comunicação que façam consolidarem a sua aprendizagem. Adquirir autonomia para aprofundar o conhecimento da língua nos distintos âmbitos sociais.

Programa

Falar de experiencias e habilidades. Fazer recomendações. Exprimir gostos e preferências. Falar de viagens. Pedir coisas e favores. Falar de actividades de lazer. Relatar experiências passadas. Falar de intenções e projectos. Valorizar experiências. Aconselhar. Pedir num estabelecimento público. Relatar no passado. Falar de hábitos, costumes e circunstancias no passado. Valorar y opinar. Revisão de presentes regulares e irregulares. Estar + gerundio. Pretérito Perfecto. Ir + infinitivo. Pronomes de OD. Formas imperssoais com se. Pretérito Indefinido. Usos dos verbos ser e estar. Contraste Pto. Perfecto / Pto. Indefinido. Pretérito Imperfecto. Contraste Pto. Indefinido / Pto. Imperfecto. Forma do Imperativo e usos determinados.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a Avaliação Contínua (AC) “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). O docente deve ser obrigatoriamente informado por escrito da opção por AC até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o docente deve ser obrigatoriamente informado até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliação. Nas épocas de recurso e especial Exame Escrito.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1: Varo, R., et. al 2017 Varo, R., et. al. (2017). Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1, Difusión.
  • Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1: Varo, R., et. al 2017 Varo, R., et. al (2017). Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1, Difusión.

Secundária

  • Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual: N/A 2003 Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual, SGEL, 2003.
  • Gramática básica del estudiante de español: Alonso, R. et al. ( 2011 Alonso, R. et al. (2011). Gramática básica del estudiante de español. Difusión.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre