Plano de Estudos

Alemão A1.2 (Nível II) AA(I

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 2º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LCP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular destina-se aos estudantes que pretendem continuar os seus estudos de Alemão depois terem concluído o Nivel A1.1. do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) . Prepara os estudantes para comunicar em situações simples e quotidianas. Visa a aquisição e desenvolvimento das quatro competências: escrita, leitura, compreensão e produção orais adequados ao Nível A1.2. do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). São usados materiais pedagógicos e documentos autênticos para levar os estudantes a adquirirem a capacidade de compreender e exprimir oralmente e por escrito informações, opiniões ou pedidos simples no âmbito quotidiano.

Programa

Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos de alta frequência para produzir textos e diálogos breves, descritivos e narrativos, em situações quotidianas. Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações quotidianas, dentro e fora da aula: a vida privada e a vida profissional, saúde e doença, a vida do estudante universitário. Alguns aspetos básicos relacionados com a geografia, cultura e sociedade dos países de língua alemã. Redação e compreensão de textos adequados ao nível A1.2. Áreas gramaticais: Preposições com acusativo e dativo, verbos modais e verbos separáveis, imperativo, verbos com dativo, expressar-se no passado.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar em todas as atividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas preparação para as aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). No caso de escolha de AC, o docente deve ser informado através da plataforma e-learning até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o estudante comunica-a pela plataforma de e-learning ao docente até uma semana antes da primeira avaliação. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de AF está disponível.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Netzwerk neu A1, Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch: Dengler, S., Rusch, P., Schmitz, H., Sieber,T. 2022 Dengler, S., Rusch, P., Schmitz, H., Sieber,T. (2022) Netzwerk neu A1, Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch. Klett.
  • Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1): Jin, F., & Voß, U. 2018 Jin, F., & Voß, U. (2018). Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1). Cornelsen

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre