Plano de Estudos

Inglês B2 (Nível III) IB(I

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 2º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LCP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo principal desta UC é o desenvolvimento das competências comunicacionais necessárias para o desempenho eficaz de funções na área das Ciências Sociais, tanto a nível profissional como académico, com base nas quatro competências de aprendizagem das línguas: a escrita, a leitura, a compreensão e a produção orais. Esta disciplina segue os requisitos estabelecidos para o nível B2 pelo Council of Europe in the Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment (2001). Um conjunto variado de materiais relacionados com as Ciências Sociais, tais como ensaios, artigos e documentários em vídeo, é usado para análise e discussão em aula, visando o desenvolvimento da fluência e da acuidade linguística dos discentes, bem como do vocabulário e da terminologia empregues neste área científica.

Programa

Áreas temáticas de leitura e reflexão crítica: - Globalisation; - Group Psychology; - Cultures. Áreas gramaticais: - Infinitive & Gerund forms; - Passive & Active forms; - Relative Clauses; - Reported Statements & Questions. Tipos de Escrita: - Summaries & Discursive Essays.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas prévias de preparação para cada uma das aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes escritos (40%+50%); exercícios desenvolvidos em sala de aula, corrigidos e avaliados pelo docente (10%). Ou, - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). O docente deve ser obrigatoriamente informado por escrito da opção por AC até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o docente deve ser obrigatoriamente informado até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliação. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de avaliação final está disponível.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Is the world really better than ever?: Burkeman, O. 2017 Burkeman, O. (2017, July 28). Is the world really better than ever? The Guardian. Consultado em 14 jul. 2021, em
  • New language leader - upper intermediate.: Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. 2014 Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2014). New language leader - upper intermediate. Pearson Education.
  • Macmillan English grammar in context - intermediate.: Vince, M. 2008 Vince, M. (2008). Macmillan English grammar in context - intermediate. Macmillan Education.

Secundária

  • Does the richness of the few benefit us all?: Bauman, Z. 2013 Bauman, Z. (2013). Does the richness of the few benefit us all? Political Studies Review, 12(3), 402-3.
  • English verbs and tenses.: Bourke, K. 2003 Bourke, K. (2003). English verbs and tenses. Oxford University Press.
  • English grammar.: Bourke, K. 2003 Bourke, K. (2003). English grammar. Oxford University Press.
  • Oxford advanced learner's dictionary (8th ed).: Hornby, A. S. 2010 Hornby, A. S. (2010). Oxford advanced learner's dictionary (8th ed). Oxford University Press.
  • English vocabulary in use - advanced.: McCarthy, M. & O'Dell, F. 2002 McCarthy, M. & O'Dell, F. (2002). English vocabulary in use - advanced. Cambridge University Press.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre