Plano de Estudos

Espanhol B1.1 (Nível III) EB(I

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 1º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_1º semestre_LCP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular pretende capacitar os alunos para consolidar o conhecimento já aprendido e atingir os objectivos fixados para o nível B1 pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCER). Definido como “utilizador independente”, o aluno do nível B1 deve ser capaz de usar a língua para o desempenho de transações e interações sociais no quotidiano, bem como para compreender e produzir textos orais e escritos sobre tópicos ligados aos seus interesses pessoais e profissionais, os seus gostos e as suas necessidades. Pretende‐se ainda promover a aquisição e o desenvolvimento das destrezas, competências e conhecimentos necessários para os alunos se tornarem, não só agentes sociais, mas falantes interculturais e aprendizes autónomos.

Programa

Conteúdo Gramatical: Futuro Simples. Perífrases verbais. Estruturas condicionais. Presente de Subjuntivo. Frases temporais com CUANDO. Frases relativas com preposição. Contraste Indicativo/ Conjuntivo na expressão dos graus de certeza. Imperativo afirmativo e negativo dar conselhos e instruções. Pronomes. Conteúdo Funcional: Exprimir desejos, necessidades e reivindicações. Opinar sobre situações e factos. Exprimir finalidade. Exprimir graus de certeza. Formular hipóteses sobre o futuro. Exprimir condição. Recursos para escrever uma carta de presentación. Recursos para escrever una carta aberta denunciando um problema Conteúdos Temáticos: Tecnologia. Educação e futuro. Consumo e meio ambiente. Comida e alimentação. Vida administrativa e ativismo social. âmbito laboral.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as actividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a Avaliação Contínua (AC) “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). O docente deve ser obrigatoriamente informado por escrito da opção por AC até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o docente deve ser obrigatoriamente informado até uma semana antes da realização até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliação. Nas épocas de recurso e especial, exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 60.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre