Plano de Estudos

Espanhol A1 (Nível I) EA(I

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 1º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_1º semestre_LCP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular destina-se aos estudantes que pretendem desenvolver e consolidar a sua competência comunicativa escrita e oral no nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Prepara os estudantes para comunicar em situações simples e quotidianas. São usados materiais pedagógicos e documentos autênticos para levar os estudantes a compreender e produzir textos orais e escritos e diálogos na oralidade, bem como aprender a agir através da língua em diferentes âmbitos sociais e profissionais, focando-o dentro de un contexto de aprendizagem das Ciências Sociais.

Programa

Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos de alta frequência para produzir textos e diálogos breves, descritivos e narrativos, em situações quotidianas. -Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações quotidianas, dentro e fora da aula: dados pessoais; caracterização do físico e do carácter; relações familiares, profissionais e sociais; produtos de uso quotidiano; vida escolar; lugares, viagens e serviços; tempos livres, celebrações e diversões. -Forma e uso das unidades gramaticais elementares para formar frases simples: concordâncias; ordem da frase e dos constituintes; género e número de nomes e adjectivos; modo Indicativo dos verbos regulares e dos verbos auxiliares; determinantes, pronomes e quantificadores; advérbios e preposições. -Ortografia e ortoépia elementares do Espanhol. -Contraste lexical e gramatical entre o Português e o Espanhol relativamente aos textos e actividades da aula.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar regularmente em todas as atividades de aprendizagem. Os estudantes deverão realizar tarefas de preparação nas aulas dependendo das competências a adquirir, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidade de Avaliação: Avaliação Contínua (AC). De acordo com o número 5, 6 e 7 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC estará constituída por: -1º Prova Escrita individual: 30% -2º Prova Escrita individual: 60%. Ambos elementos (30% + 60%) em média devem atingir uma classificação mínima de 7 (sete) valores. -3ª Elementos não agendados (máximo dois): 10% que consistirão em tarefas que envolvem produções escritas, interações orais ou apresentações, contextualizadas. Estas tarefas podem variar segundo o nível de língua e o número de alunos por turma.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 60.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre