Plano de Estudos

Inglês C1 (Nível IV) IC(I

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 1º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_1º semestre_LCP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo principal desta UC é o de ativar e melhorar competências pré-existentes para permitir comunicação efetiva no âmbito das Ciências Sociais. Levar-se-á a cabo análise de necessidades do grupo, adaptando o programa para a efetiva melhoria de competências. Os estudantes deverão no final do semestre: reconhecer e usar conceitos como audiência, propósito, contexto ou género para utilização em situações de compreensão de texto escrito ou de produção de escrita; apoiar a argumentação, seja escrita ou oral através do uso de exemplos, comentários e/ou material citado e devidamente referenciado; refletir criticamente sobre a escrita ou produção oral próprias. O desenvolvimento de conhecimento específico envolverá trabalho gramatical avançado (formas verbais, advérbios, adjetivos, conjunções e estrutura) e vocabulário, a este nível; as competências de avaliação autónoma da produção própria e de estudo individual; o desenvolvimento de aptidões como autoconfiança, pronúncia e entoação.

Programa

Áreas temáticas de leitura e reflexão crítica: International Relations, Communication Issues, People and Ideas, Law and Society, Education and Employment, entre outros que se considerem necessários. Áreas gramaticais: Revision of verb tenses; verb patterns; linkers; word order; adejctives, adverbs. Tipos de Escrita: Argumentative Essay; Review; Scientific Article. Desenvolvimento de capacidades de fluência, exposição oral, debate e argumentação.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua. As aulas decorrerão em regime de seminário, com preparação prévia pelos estudantes das tarefas a realizar, dependendo das competências a adquirir e praticar no decurso das aulas, com facilitação do professor e diálogo interpares. Método de avaliação a optar pelo estudante, por escrito, através de email enviado ao docente até duas semanas após o início das aulas: I) Avaliação Contínua. Três elementos de avaliação: 1) Apresentação oral em grupo, com avaliação individual de desempenho (vale 25% da nota final); 2) Teste escrito 1 – Ensaio ou Recensão (vale 25% da nota final); 3) Teste escrito 2 – Conteúdos programáticos (vale 50 % da nota final). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a Avaliação Contínua (AC) “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. ou II) Exame final - 100% (seleção por defeito).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 60.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

  • Cambridge academic English. An integrated skills course for EAP - Advanced: Hewings, M. & Thaine, C. 2012 Hewings, M. & Thaine, C. (2012). Cambridge academic English. An integrated skills course for EAP - Advanced. Cambridge University Press.
  • Academic vocabulary in use: McCarthy, M. & O’Dell, F. 2016 McCarthy, M. & O’Dell, F. (2016). Academic vocabulary in use. Cambridge University Press.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre