Plano de Estudos
Atitudes e Comportamento Eleitoral 9019508
Contextos
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos de aprendizagem desta disciplina são os seguintes: 1. Aquisição de conhecimento e capacidade de compreensão na área das atitudes e do comportamento eleitoral, no que se refere às principais abordagens teóricas, modelos e conceitos estudados. 2. Desenvolver e aprofundar os conhecimentos e as tendências de investigação no domínio da teoria e prática da área desta disciplina, através da identificação, reflexão teórica e exercícios em aula. 3. Apoiar-se nas fontes académicas e cientificas recomendadas, demonstrando conhecimentos sólidos, técnica e cientificamente sustentados. 4. Adquirir bases teóricas, conceptuais e cognitivas, de forma a capacitar para o bom desempenho em termos profissionais, que envolvam o conhecimento dos mecanismos de escolha de voto, socialização política, da construção da cultura política assim como da mobilização política e eleitoral. 5. Ter aptidões de envolvimento académico e cívico com base nas atividades e trabalhos propostos.
Programa
1. Eleições, comportamento eleitoral e voto: problemas e conceitos 1.1. Introdução ao estudo do comportamento e atitudes eleitorais 1.2. Conceitos e enquadramento histórico e legal das sondagens e inquéritos de opinião 1.3. Conceito, processo e importância sociológica do voto 1.4. Conceitos de socialização política 2. Democracia, participação política e eleitoral 2.1. Conceitos e âmbito da cultura política 2.2. Política comparada 2.3. Cultura política, cultura cívica e mudança de valores (ex. confiança, posmaterismo) 2.4. Cultura política e mudança eleitoral 3. Modelos de estudo do comportamento eleitoral 3.1. Geografia eleitoral 3.2. Primeiros estudos por sondagem 3.3. Columbia, Michigan 3.4. Modelo clivagens políticas e valores e novas clivagens 3.5. Modelo das escolhas racionais e teoria dos jogos 4. Classe social, religião e partido político e comportamento eleitoral 5. Mobilização política e filiação partidária e militantantismo
Método de Avaliação
A metodologia de ensino tem uma base expositiva de cariz teórico-prático. 1. Avaliação continua é composta por duas componentes: a. Elaboração de dois trabalhos individuais em aula, cada trabalho com uma valorização de 20%, na nota final. b. Teste escrito presencial em período letivo: 60%. De acordo com o nº 3, do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos/as estudantes. 2. Nas épocas de avaliação recurso e especial, a avaliação é composta por exame escrito (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cultural Backlash: Trump, Brexit, and Authoritarian Populism: Norris, P. & Inglehart, R. 2019 Norris, P. & Inglehart, R. (2019) Cultural Backlash: Trump, Brexit, and Authoritarian Populism. Cambridge University Press.
- Participação política e democracia: o caso português 1976-2000: Meirinho Martins,M. 2004 Meirinho Martins,M (2004), Participação política e democracia: o caso português 1976-2000. ISCSP
- Militantes e ativismo nos partidos políticos ¿ Portugal em persp. comparada: Lisi, M.& Espirito Santo, P. 2017 Lisi, M.& Espirito Santo, P. (2017) (ed), Militantes e ativismo nos partidos políticos. Portugal em perspectiva comparada. ICS
- Cosmopolitan Communications:Cultural Diversity in a Globalized World: Inglehart, R.& P. Norris 2009 Inglehart, R.& P. Norris (2009). Cosmopolitan Communications:Cultural Diversity in a Globalized World. Cambridge University Press.
- Sociologia política eleitoral - Atitudes e Comportamento Eleitoral: Espírito Santo, P. 2019 Espírito Santo, P. (2019). Sociologia política eleitoral - Atitudes e Comportamento Eleitoral. ISCSP (3ªed)
- Introdução à Metodologia em Ciências Sociais - Génese, Fundamentos e Problemas: Espírito Santo, P. 2015 Espírito Santo, P. (2015). Introdução à Metodologia em Ciências Sociais - Génese, Fundamentos e Problemas. Sílabo (2ªed)
- Elections and Voters: Eijk, C. & Franklin, M. 2010 Eijk, C. & Franklin, M. (2010), Elections and Voters. Palgrave, Macmillan.
- The Civic Culture Transformed: From Allegiant to Assertive Citizen: Dalton, R. & Welzel, C. 2014 Dalton, R. & Welzel, C. (2014). The Civic Culture Transformed: From Allegiant to Assertive Citizen. Cambridge University Press.
Secundária
- Geografia Eleitoral Colectânea Artigos: Gaspar, J & André, I. 1990 Gaspar, J & André, I. (1990), Geografia Eleitoral Colectânea Artigos. INIC
- Beyond Internet - Unplugging the protest movement wave: Espírito Santo, P.& Figueiras,R. 2016 Espírito Santo, P. & Figueiras,R. (2016) (ed.). Beyond Internet - Unplugging the protest movement wave. Routledge