Plano de Estudos
Teoria da Cultura 9023503
Contextos
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 251_Opção III CP
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular procura dotar os alunos de competência para a distinção e comparação dos diferentes contributos para o pensamento sobre cultura dos séculos XIX, XX e XXI, bem como para a compreensão da relação entre os estudos de cultura com outras áreas científicas - com especial relevo para a sociologia e para as ciências da comunicação. Os alunos deverão adquirir conhecimentos que permitam uma análise crítica das especificidades culturais e históricas contemporâneas no domínio da identidade, tecnologia e experiência humana. Assim desenvolver-se-ão conceitos e teorias que permitam analisar o papel da cultura na sociedade contemporânea, o papel dos media na construção de objetos culturais e o papel de tecnologias na apropriação de histórias, na criação de objetos culturais e no estabelecimento de referentes.
Programa
I. Parte - Conteúdo latente e simbólico: imaginário e mito. II. Parte - Estruturas Dominantes. 1. O percurso da modernidade. Conceptualização da técnica e do pensamento; 2. Da Pós-Modernidade à Hipermodernidade. III. Parte - Sociedade e Globalização. 1. O modelo global; 2. Eixos identitários da cultura global. IV. Parte - Cibercultura 1. A técnica na experiência contemporânea: cibernética e «descorporização» do corpo; 2. A Inteligência Artificial na produção de objetos culturais e do pensamento; 3. Sociedades de Controlo e Vigilância.
Método de Avaliação
Aulas teóricas e práticas sobre os conteúdos programáticos; através do envolvimento dos alunos no debate e investigação documental que permitam a compreensão da interligação dos conceitos e correntes de pensamento essenciais, bem como a estimulação do pensamento crítico como fonte de conhecimento científico. Avaliação: teste escrito individual (50%) para demonstração de conhecimentos sobre os conteúdos programáticos da Unidade Curricular + trabalho de grupo (5 a 7 elementos) em formato audiovisual (40%) com a recriação de objetos culturais associados à contemporaneidade, e respetiva apresentação oral individual dos elementos criados e do respetivo contexto teórico (10%). Horário de atendimento do docente mediante marcação prévia por e-mail para dadias@iscsp.ulisboa.pt
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Media and Cultural Theory: Curran, J., & Morley, D. 2005 Curran, J., & Morley, D. (2006). Media and Cultural Theory. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203509616.
- Cultura Contemporânea. Contributos para os Estudos Culturais, Mediáticos & Digitais.: Sebastião, S. P. 2012 Sebastião, S. P. (2012). Cultura Contemporânea. Contributos para os Estudos Culturais, Mediáticos & Digitais. ISCSP.
- The Routledge Companion to the Cultural Industries.: Oakley, H. & O'Connor, J. (Eds.). 2015 Oakley, H. & O'Connor, J. (Eds.). (2015). The Routledge Companion to the Cultural Industries. Routledge.
- Media and Cultural Studies KeyWorks.: Durham, M. G. & Kellner, D. M. (Eds.). 2006 Durham, M. G. & Kellner, D. M. (Eds.). (2006). Media and Cultural Studies KeyWorks. Blackwell Publishing.
- The SAGE Dictionary of Cultural Studies.: Barker, C. 2004 Barker, C. (2004). The SAGE Dictionary of Cultural Studies. Sage Publications.
Secundária
- AI Viewed as a "Science of the Culture".: Ganascia, J. 2009 Ganascia, J. (2009). AI Viewed as a "Science of the Culture". 32nd Annual German Conference on AI, Paderborn, Germany, September 15-18, 2009, Proceedings, 371-378
- CULTURAL THEORIES IN COMMUNICATION AND MEDIA: A SYNTHESIS PAPER: Olobia, L. 2022 Olobia, L. (2022). CULTURAL THEORIES IN COMMUNICATION AND MEDIA: A SYNTHESIS PAPER. Journal of Journalism, Media Science & Creative Arts.
- Words matter: Case studies in Cultural AI. Proceedings of the 12th Hellenic Conference on Artificial Intelligence.: Bosch, A. 2022 Bosch, A. (2022). Words matter: Case studies in Cultural AI. Proceedings of the 12th Hellenic Conference on Artificial Intelligence.
- Deep Else: A Critical Framework for AI Art: Grba, D. 2022 Grba, D. (2022). Deep Else: A Critical Framework for AI Art. Digit., 2, 1-32.
- Social issues in the development and application of artificial intelligence: Tsvyk, V., & Tsvyk, I. 2022 Tsvyk, V., & Tsvyk, I. (2022). Social issues in the development and application of artificial intelligence. RUDN Journal of Sociology.
- Understanding Digital Societies.: Perriam, J. & Carter, S. 2021 Perriam, J. & Carter, S. (Eds.). (2021). Sage Publications & The Open University.
- Media Culture and Society. An introduction.: Hodkinson, P. 2017 Hodkinson, P. (2017). Media Culture and Society. An introduction.. Sage Publications.
- Understanding Media Industries.: Havens, T. & Lotz, A. D. 2017 Havens, T. & Lotz, A. D. (2017). Understanding Media Industries. Oxford University Press.
- Media Industry Studies.: Herbert, D., Lotz, A. D. & Punathambekar, A. 2020 Herbert, D., Lotz, A. D. & Punathambekar, A.. (2020). Media Industry Studies. Polity Press.
- The Routledge Handbook of Digital Media and Globalization.: Jin, D. Y. 2021 Jin, D. Y. (2021). The Routledge Handbook of Digital Media and Globalization. Routledge.