Plano de Estudos

Teoria da Cultura 9023503

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 251_Opção III CP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta Unidade de Competência tem por objetivo a compreensão das especificidades da época histórica atual, considerando as dimensões culturais, identitárias e tecnológicas e as suas consequências na experiência humana.  No final do semestre os discentes estarão aptos a: 1. analisar o papel da cultura na sociedade contemporânea; 2. experimentar, registar e interpretar conteúdos mediados e remixá-los visando a criação de novos objetos culturais; 3. escolher e discutir o uso das tecnologias na apropriação de histórias e conceitos teóricos.      

Programa

Introdução: conceitos fundamentais. I. Parte - Conteúdo latente e simbólico: imaginário e mito. II. Parte - Estruturas Dominantes. 1. O percurso da modernidade. Conceptualização da técnica e do pensamento; 2. Da Pós-Modernidade à Hipermodernidade. III. Parte - Sociedade e Globalização. 1. O modelo global; 2. Eixos identitários da cultura global. IV. Parte - Cibercultura 1. A técnica na experiência contemporânea: cibernética e «descorporização» do corpo; 2. Sociedades de Controlo e Vigilância.

Método de Avaliação

Aulas expositivas apoiadas por materiais audiovisuais; leitura de textos e debate participado; seminários de trabalho colaborativo (tarefas em sala de aula e trabalho autónomo); orientação bibliográfica respeitante ao estudo individual.   Avaliação: 1. Regime de Avaliação Mista: 1) projeto de grupo - produção de um relatório de pequeno grupo sobre temas propostos pelo docente (35%) e respetiva apresentação (15%). 2) exame escrito (50%).   2. Regime de Avaliação Final:  Exame escrito sobre todos os conteúdos programáticos (100%).    

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The SAGE Dictionary of Cultural Studies.: Barker, C. 2004 Barker, C. (2004). The SAGE Dictionary of Cultural Studies. Sage Publications.
  • Media and Cultural Studies KeyWorks.: Durham, M. G. & Kellner, D. M. (Eds.). 2006 Durham, M. G. & Kellner, D. M. (Eds.). (2006). Media and Cultural Studies KeyWorks. Blackwell Publishing.
  • The Routledge Companion to the Cultural Industries.: Oakley, H. & O'Connor, J. (Eds.). 2015 Oakley, H. & O'Connor, J. (Eds.). (2015). The Routledge Companion to the Cultural Industries. Routledge.
  • Cultura Contemporânea. Contributos para os Estudos Culturais, Mediáticos & Digitais.: Sebastião, S. P. 2012 Sebastião, S. P. (2012). Cultura Contemporânea. Contributos para os Estudos Culturais, Mediáticos & Digitais. ISCSP.

Secundária

  • The Routledge Handbook of Digital Media and Globalization.: Jin, D. Y. 2021 Jin, D. Y. (2021). The Routledge Handbook of Digital Media and Globalization. Routledge.
  • Media Industry Studies.: Herbert, D., Lotz, A. D. & Punathambekar, A. 2020 Herbert, D., Lotz, A. D. & Punathambekar, A.. (2020). Media Industry Studies. Polity Press.
  • Understanding Media Industries.: Havens, T. & Lotz, A. D. 2017 Havens, T. & Lotz, A. D. (2017). Understanding Media Industries. Oxford University Press.
  • Media Culture and Society. An introduction.: Hodkinson, P. 2017 Hodkinson, P. (2017). Media Culture and Society. An introduction.. Sage Publications.
  • Understanding Digital Societies.: Perriam, J. & Carter, S. 2021 Perriam, J. & Carter, S. (Eds.). (2021). Sage Publications & The Open University.

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre