Plano de Estudos
Representação Política e Sistemas Eleitorais 9019616
Contextos
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir conhecimentos e competências para a compreensão: a) do fenómeno da representação política e o modo da sua estruturação nas democracias; b) dos instrumentos que transformam a vontade eleitoral em vontade representativa (sistemas eleitorais), características e elementos estruturantes, bem como a sua influência no sistema político e partidário, com incidência no sistemas político e eleitoral portugueses. Obter competências e aptidões para a análise critica de situações reais e formulação de novas propostas de alteração da legislação eleitoral portuguesa, numa relação teoria – prática, relevante para progressão académica e a inserção no mercado de trabalho. Adquirir competências para o desenvolvimento de posições próprios - com base na evidência científica - e aptidões para expor, debater e comunicar, diante de públicos especialistas e não especialistas. Alcançar conhecimentos e competências de aprendizagem que permitam aprender ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Programa
Natureza da representação política: múltiplas perspetivas; Principais abordagens à natureza da representação política; Do governo representativo e democracia representativa; Estruturas de representação política - parlamentos e partidos; Teoria e prática da eleição política; Sistema político e elementos dos sistemas eleitorais; Tipos, características e efeitos dos sistemas eleitorais; Sistema político português e sistema eleitoral; Exemplos de processos de reforma do sistema eleitoral português;
Método de Avaliação
A metodologia de ensino concilia sessões com natureza expositiva e debate com os alunos. O professor assume o papel de mediador, dinamizando o debate e a participação dos estudantes. Estimula-se a pesquisa, a análise e o pensamento critico. Pretende-se que os estudantes sejam protagonistas na aquisição dos seus próprios conhecimentos. Existem duas modalidades de avaliação: Contínua (na Época Normal) e Final (nas Épocas de Recurso e Especial). A Avaliação Contínua é constituída por três elementos: a) Prova escrita, individual e presencial (50%) b) Participação nas discussões em sala de aula (10%) c) Elaboração de trabalho escrito, em grupo, respetiva apresentação e defesa oral, presencial (40%) É obrigatório que o estudante realize todos os momentos da avaliação contínua. A não comparência num deles implica a reprovação nesta modalidade de avaliação. A Avaliação Final consiste na realização de uma prova escrita, individual e presencial (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Electoral Systems and Party Systems: A Study of Twenty-Seven Democracies: Arend Lijphart 1994 Lijphart, Arend, (1994), Electoral Systems and Party Systems: A Study of Twenty-Seven Democracies, Oxford University Press.
- Electoral Laws and Their Political Consequences: Grofman, Bernard e Arendt Lijphart 1986 Grofman, Bernard e Arendt Lijphart, eds. (1986), Electoral Laws and Their Political Consequences, Nova Iorque, Agathon
- Democracy – The Unfinished Journey: John Dunn 1994 Dunn, John (1994), Democracy – The Unfinished Journey: 508 BC to AD 1993, Oxford, Oxford University Press.
- Para uma melhoria da representação política - a reforma do sistema eleitoral, Lisboa, Sextante.: Freire, André; Meirinho, Manuel Martins e Diogo Moreira 2008 Freire, André; Meirinho, Manuel Martins e Moreira, Diogo (2008) uma melhoria da representação política - a reforma do sistema eleitoral, Lisboa, Sextante.
- Representação Política, Eleições e Sistemas Eleitorais ¿ uma introdução,: Meirinho Martins 2015 Martins, Manuel Meirinho (2015), Representação Política, Eleições e Sistemas Eleitorais ¿ uma introdução, Lisboa, ISCSP
Secundária
- The Concept of Representation: Hanna Pitkin 1978 Pitkin, Hanna, (1978) The Concept of Representation, Berkeley, Univesity of California Press.
- The Principles of Representative Gouvernment: Bernard Manin 1997 Manin, Bernard, (1997), The Principles of Representative Gouvernment, Nova Iorque, Cambridge University Press.
- Comparing Electoral Systems: David Farrell 1997 Farrell, David M (1997), Comparing Electoral Systems, Nova Iorque, Prentice Hall.