Plano de Estudos

Assessoria Mediática 9023506

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 251_Opção III CP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O princípio informador da disciplina visa articular a formação científica de base no domínio das ciências da comunicação, e sua  respectiva metodologia, com as exigências de natureza profissional que os alunos enfrentarão em breve. Assim sendo pretende-se: Estimular a compreensão das especificidades da Assessoria Mediática enquanto especialidade das Relações Públicas, particularmente focada na relação com os media e com os jornalistas. Familiarizar o aluno com um conjunto de instrumentos conceptuais (e.g. de pesquisa, monitorização, planeamento), de apoio à resolução de problemas, desenvolvimento de projectos e tomada de decisões no âmbito da relação com os media. Equacionar o processo comunicacional no quadro da Assessoria Mediática. Dar a conhecer as principais técnicas e atividades de comunicação com os Media (e.g. clipping, press release, media kit, media training, eventos), evidenciando a necessidade de compreensão da atividade jornalística e dos critérios de noticiabilidade.

Programa

1. Introdução: abordagem geral e problemática da relação com os media. 2. A Ética das Relações Públicas 3. As especialidades das Relações Públicas e as funções dos profissionais 4. Instrumentos de Relações Públicas 5. Relações Públicas e Media: Assessoria Mediática 5.1.Importância do público media 5.2.Instrumentos de comunicação com os media offline e online 6.Comunicação de Crise 6.1.O papel das Relações com os media na Gestão da Crise 7. Avaliação das relações com os media e o uso do clipping.

Método de Avaliação

Serão utilizados métodos ativos de aprendizagem que envolvam os alunos na realização de atividades de análise e aplicação de conceitos, resultando na aquisição de competências essenciais para o desenvolvimento de uma atitude crítica face aos fenómenos decorrentes da relação entre a comunicação e a sociedade, em particular na relação entre organizações e os órgãos de comunicação social. Os métodos utilizados incluem a produção de conteúdos desenvolvidos nas profissões relacionadas com a Assessoria Mediática. Os alunos poderão optar por avaliação mista ou por avaliação final, sendo a opção registada em documento próprio até ao final da primeira semana de aulas (da UC). A modalidade de avaliação mista requere assiduidade mínima de 50% (com registo de chamada oral) e inclui: um trabalho de grupo e respetiva apresentação oral (40%+10%) e exame de avaliação individual (50%) a realizar na época normal. Avaliação final: exame escrito (100%). Materiais de apoio fornecidos no moodle.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Sebastião, S. P. (2009). Comunicação Estratégica: as Relações Públicas. Lisboa: ISCSP. Sebastião, S. P. (2019). A Ética em Relações Públicas: dos códigos aos desafios práticos. Em S. P. Sebastião & P. Martins (Eds.), Ética em Comunicação: Reflexões sobre os atributos, os desafios e as práticas (pp. 63-73). Lisboa: ISCSP. https://www.iscsp.ulisboa.pt/pt/media-f-o/open?guid=5cc874e75f355 Sebastião, S. P., Saramago, M., & Range, S. L. (2016). A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática, em Portugal. Comunicação Pública, 11 (21), 1-14. Sebastião, S. P., Zulato, G, & Santos, T. (2017). Public relations practitioners¿ attitudes towards the ethical use of social media in Portuguese speaking countries. Public Relations Review, 43(3), 537-546. Sebastião, S. P. & Correia, A. B. C. (2017). Eventos desportivos e a noticiabilidade. O caso da Lisboa Classic Regatta. Revista Internacional de Relaciones Públicas, 13(VII), 141-160.: null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1 Semestre