Plano de Estudos

Alemão A1.1 (Nível I) 9229111

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_1º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 1º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 251_Opção III CP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 1º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_1º semestre_LCP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular destina-se aos estudantes que pretendem iniciar os seus estudos de Alemão como língua estrangeira. Prepara os estudantes para comunicar em situações simples e quotidianas. Visa a aquisição e desenvolvimento das quatro competências: escrita, leitura, compreensão e produção orais adequados ao Nível A1.1. do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) São usados materiais pedagógicos e documentos autênticos para levar os estudantes a adquirirem a capacidade de compreender e exprimir oralmente e por escrito informações, opiniões ou pedidos simples no âmbito quotidiano.

Programa

Recursos pragmáticos, funcionais de alta frequência para produzir diálogos em situações quotidianas. Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações quotidianas, dentro e fora da aula: identificação pessoal, relações familiares e tempos livres, alimentação, compras, os números, as horas, a rotina diária. Redação e compreensão de textos adequados ao nível A1.1. Uso das unidades gramaticais elementares para formar frases simples: verbos regulares no presente, os verbos "sein" e "haben" no presente, os géneros e números dos substantivos, os artigos, os pronomes, a estrutura da oração principal, a formulação de perguntas com e sem pronome interrogativo e as formas adequadas de responder. Ortografia e ortoépia elementares do Alemão.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar em todas as atividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas preparação para as aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). No caso de escolha de AC, o docente deve ser informado através da plataforma e-learning até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o estudante comunica-a pela plataforma de e-learning ao docente até uma semana antes da primeira avaliação. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de AF está disponível.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1): Jin, F., & Voß, U. 2018 Jin, F., & Voß, U. (2018). Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1). Berlin: Cornelsen
  • Gramática Essencial do Alemão: Reimann, M. 2004 Reimann, M. (2004). Gramática Essencial do Alemão. Ismaning: Hueber
  • Das Leben: Funk, H., Kuhn, C., Nielsen, L., von Eggeling, R 2020 Cornelsen Verlag GmbH, Berlin

Secundária

  • Dicionário Mini de Alemão-Português / Português-Alemão: Vários 2011 Dicionário Mini de Alemão-Português / Português-Alemão (2011). Porto Editora
  • Pons Online Wörterbuch: Vários 2001-2021 Pons Online Wörterbuch Vários (c) 2001-2021

Disciplinas de Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre