Plano de Estudos
Jornalismo Digital 9023607
Contextos
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 252_Opção IV CP
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Perceber a características contemprâneas do trabalho jornalístico, convergente, interactivo e multimédia. Habilitar os alunos à prática do jornalismo digital e multiplataforma através do domínio das suas diferentes linguagens (escrita, sons e imagens), bem como sensibilizar os alunos para os modelos de negócio e de publicidade associados ao jornalismo digital.
Programa
Aulas teórico-práticas: 1. Jornalismo: um novo contexto. -Digitalização, gestão de conteúdos e novos formatos. -Reconfiguração das práticas jornalísticas. -Modelos de negócio e de publicidade. 2. Jornalismo e Web 2.0. -Social media, social networks, crowdsourcing e blogs. -Ferramentas de gestão e partilha da informação. 3. Jornalismo Digital. -Agenda Setting and gatekeeper digital. -Online, mobile e aplicações para tablets. 4. Ferramentas Digitais. -Interatividade, hipertexto e multimédia. -Audio, vídeo, fotografia, infografia e ilustração. 5. Exercícios práticos em aula para aplicação e consolidação de conhecimentos
Método de Avaliação
Aulas teóricas e práticas com recurso a programas informáticos específicos e video. Discussão de temas e casos práticos, exercícios de produção de conteúdos com recurso a ferramentas online. Aconselhamento bibliográfico. Avaliação Contínua: Elementos de carácter expositivo e prático, envolvendo análise de casos práticos, discussão de resultados e realização de exercícios em grupo (50% da nota) - mínimo de 50% de assiduidade e realização de exercícios (em aula) - Trabalho final de carácter individual com apresentação oral (50% da nota), combinando elementos teóricos e práticos do programa da U.C.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cordeiro, P. (2019). Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT. Comunicação Pública [Online], Vol.14 nº 27 URL: http://journals.openedition.org/cp/5516 Jenkins, H.; Ford, S.; Green, J. (2013). Spreadable media: creating value and meaning in a networked culture. New York, USA: New York University Press. Canavilhas, J. (2014). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã, Portugal: Labcom. Franklin, B. (2014.) The Future of Journalism. Journalism Studies 15: 5. 481-499 Kung, L. (2015.) Innovators in Digital news. London, England: IB Tauris Larrondo, A., Meso, K. E Tous, A. (2014). Shaping The news online. Comparative research on international quality media. Covilhã, Portugal: Labcom. : null null