Plano de Estudos

Rádio e Multimédia 9023502

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 251_Opção III CP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 249_Opção I CP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina fornece um conjunto de instrumentos para permitir aos alunos a integração no contexto radiofónico, conscientes da especificidade deste meio de comunicação. Permite aos alunos: Conhecer e compreender as características específicas da Rádio enquanto órgão de comunicação social. Conhecer e utilizar a linguagem radiofónica. Conhecer os diferentes formatos de conteúdos radiofónicos. Caracterizar e criar tipologias de programas radiofónicos, tendo em conta as audiências, segmentos de mercado, bem como os domínios público e privado.  Conhecer e caracterizar o podcasting enquanto conteúdo áudio digital  e formato de distribuição. Conhecer e utilizar instrumentos digitais para produção radiofónica, ao nível de produção, captação, edição e distribuição de conteúdos sonoros.

Programa

1. A história da rádio em Portugal 1.1. A evolução do enquadramento legal enquanto motor da rádio em Portugal 2. A produção de sentidos no discurso radiofónico (linguagem e discurso) 3. Como fazer rádio e programas de rádio 4. Instrumentos digitais de produção radiofónica 4.1. Podcast e podcasting 4.2 Audio e IA

Método de Avaliação

O método é expositivo e prático através de aulas laboratoriais no Laboratório de Com@ISCSP, procurando estimular os estudantes a explorarem os principais temas e técnicas relacionados com a rádio, nomeadamente com a produção de conteúdos radiofónicos de forma a aplicar e consolidar os conhecimentos. Avaliação contínua: ensaio individual (50%) sobre uma década do século XX no meio rádio em Portugal, relacionado com os conteúdos programáticos da Unidade Curricular, com recurso a investigação documental de suporte + trabalho de grupo (5 a 7 elementos) em formato áudio (45%) (podcast) dedicado à atualização de um programa de rádio emitido antes do 25 de abril de 1974, recorrendo a ferramentas de edição digital e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial, com apresentação oral com contextualização no âmbito do panorama radiofónico do mesmo (5%).  

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Podcast, Vodcast ou Podmedia: o vídeo enquanto podcast e o podcast que também é vídeo.: Cordeiro, P. 2022 Cordeiro, P. (2022). Podcast, Vodcast ou Podmedia: o vídeo enquanto podcast e o podcast que também é vídeo in Santos, S. O podcast e as novas dinâmicas dos conteúdos sonoros no ambiente digital. Imprensa da Universidade de Coimbra
  • Podcasting: Llinares D., Fox N., & Berry R. 2018 Llinares D., Fox N., & Berry R. (eds.) (2018). Podcasting. Cham: Palgrave Macmillan.
  • Podcasting: Considering the evolution of the medium and its association with the word “radio”’.: Berry, R. 2016 Berry, R. (2016). Podcasting: Considering the evolution of the medium and its association with the word “radio”. The Radio Journal – International Studies in Broadcast & Audio Media, 14(1), 7–22.
  • Radio in the Digital Age: Dubber, A. 2013 Dubber, A. (2013). Radio in the Digital Age. Polity Press.
  • A Rádio e as Indústrias Culturais: Cordeiro, P. 2010 Cordeiro, P. (2010). A Rádio e as Indústrias Culturais. Lisboa: Livros Horizonte.
  • Understanding Radio: Crisell, A. 1986/1994 Crisell, A. (1986/1994). Understanding Radio. London: Routledge.
  • El Linguage Radiofónico: Balsebre, A. 1996 Balsebre, A. (1996). El Linguage Radiofónico (2nd ed.). Madrid: Cátedra.

Secundária

  • A rádio numa app. Convergência Multimédia e os Conteúdos da Rádio: Cordeiro, P. & Paulo, N. 2013 Cordeiro, P. & Paulo, N. (2013). A rádio numa app. Convergência Multimédia e os Conteúdos da Rádio. Media & Jornalismo, 24 (13), 117-133.
  • A rádio como meio social: tendências de consumo e modelos de negócio: Cordeiro, P. 2012 Cordeiro, P. (2012). A rádio como meio social: tendências de consumo e modelos de negócio. Comunicação e Sociedade, 20, 115-129.
  • Key Concepts in Radio Studies: Chignell, H. 2009 Chignell, H. (2009). Key Concepts in Radio Studies. Sage.
  • Radio: redacción e giones: Barea, P. & Montalvillo, R. 1992 Barea, P. & Montalvillo, R. (1992). Radio: redacción e giones. Bilbau: S. Ed. Uni. Pais Vasco: Bilbau

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre