Plano de Estudos

Modelos de Intervenção em Serviço Social 9238502

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 251_Opção III CP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivo geral: proporcionar aos alunos instrumentos teóricos para análise da realidade e enquadramento do serviço social, de acordo com as diversas abordagens preconizadas, identificando e caracterizando diferentes abordagens teóricas e metodológicas e equacionando propostas de intervenção alternativas, em situações concretas, com base nas abordagens mencionadas. Espera-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências: - sintetizar e analisar diferentes correntes teóricas para prática do serviço social, gerir informação e seleção de metodologias de intervenção no sentido da resolução de situações concretas; - trabalhar em grupo e em equipas, com particular atenção às questões da cooperação e liderança, bem como da eficácia da comunicação; -  automotivar para a aprendizagem contínua, aplicação do conhecimento a uma diversidade de situações e desenvolvimento de preocupações com a adequação da intervenção a desenvolver, no sentido da sua qualidade.

Programa

1. Introdução aos modelos teóricos de intervenção em Serviço Social 1.1 O processo de construção e de aplicação de teorias em Serviço Social 1.2 A ligação entre a teoria e a prática 2. Modelos sistémicos e integradores 2.1 Modelo sistémico, modelo sistémico-ecológico e modelo dos sistemas adaptativos complexos; 2.2 Modelos centrados na sustentabilidade: modelo eco-social, serviço social verde, serviço social ambiental; 3. Modelos teóricos orientados para a mudança social 3.1 Empoderamento e advocacia 3.2 Prática antiopressiva e antidiscriminatória 4. Modelos orientados para a resolução de problemas 4.1 Modelo da Psicodinâmica 4.2 Modelo Humanista-Existencialista 4.3 Intervenção em crise 4.4 Prática centrada na tarefa

Método de Avaliação

A avaliação da cadeira de Modelos de Intervenção em Serviço Social tem duas modalidades: - a avaliação contínua: consiste em três elementos de avaliação - dois testes individuais (40% + 40% da nota final), e a participação em aula (20% da nota final) - a avaliação final: o exame consiste na aplicação da matéria da cadeira a um caso prático

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Serviço Social, Teorias e Práticas: Carvalho, M I, Pinto, C 2014 Carvalho, M I, Pinto, C (2014), Serviço Social, Teorias e Práticas, Lisboa, PACTOR
  • Modelos teóricos del trabajo social: Martínez, Mª José Martinéz 2005 Martínez, Mª J M (2005), Modelos teóricos del trabajo social, Murcia, Diego Marín
  • Modelos de intervención. Teoría y método en trabajo social. : Guzmán, M. C., & Carapia, J. D. C. C. 2024 Catalogo General de Libros ACANITS.

Secundária

  • Intervenção em rede: Serviço Social, Sistémica e Redes de Suporte Social: Guadalupe, S 2009 Guadalupe, S (2009), Intervenção em rede: Serviço Social, Sistémica e Redes de Suporte Social, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1 Semestre