Plano de Estudos

Inglês C1 (Nível IV) 9019109

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 1º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 249_Opção I CP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_1º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 2º semestre_LCP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo principal desta UC é o de ativar e melhorar competências pré-existentes para permitir comunicação efetiva no âmbito das Ciências Sociais. Levar-se-á a cabo análise de necessidades do grupo, adaptando o programa para a efetiva melhoria de competências. Os estudantes deverão no final do semestre: reconhecer e usar conceitos como audiência, propósito, contexto ou género para utilização em situações de compreensão de texto escrito ou de produção de escrita; apoiar a argumentação, seja escrita ou oral através do uso de exemplos, comentários e/ou material citado e devidamente referenciado; refletir criticamente sobre a escrita ou produção oral próprias. O desenvolvimento de conhecimento específico envolverá trabalho gramatical avançado (formas verbais, advérbios, adjetivos, conjunções e estrutura) e vocabulário, a este nível; as competências de avaliação autónoma da produção própria e de estudo individual; o desenvolvimento de aptidões como autoconfiança, pronúncia e entoação.

Programa

Áreas temáticas de leitura e reflexão crítica: International Relations, Communication Issues, People and Ideas, Law and Society, Education and Employment entre outros que se considerem necessários. Áreas gramaticais: Revision of verb tenses; verb patterns; linkers; word order; adejctives, adverbs. Tipos de Escrita: Argumentative Essay; Review; Scientific Article. Desenvolvimento de capacidades de fluência, exposição oral, debate e argumentação.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar em todas as actividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas preparação para as aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). No caso de escolha de AC, o docente deve ser informado através da plataforma e-learning até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o estudante comunica-a por escrito ao docente até uma semana antes da primeira avaliação. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de AF está disponível.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • 'Change Is Closer Than We Think.' Inside Alexandria Ocasio-Cortez's Unlikely Rise: Alter, C. 2019 Alter, C. (2019, March 21). 'Change Is Closer Than We Think.' Inside Alexandria Ocasio-Cortez's Unlikely Rise. Time, https://time.com/longform/alexandria-ocasio-cortez-profile/
  • I Have a Dream: King, M.L. 1963 King, M.L. (1963). I Have a Dream, https://www.americanrhetoric.com/speeches/mlkihaveadream.htm
  • Pandemic democracy: Elections and COVID-19: Landman, T., Splendore, L.D.G. 2020 Landman, T., Splendore, L.D.G. (2020). Pandemic democracy: Elections and COVID-19. Journal of Risk Research, pp. 1-7. https://doi.org/10.1080/13669877.2020.1765003
  • Inaugural Speech: Mandela, N. 1994 Mandela, N. (1994). Inaugural Speech, https://www.africa.upenn.edu/Articles_Gen/Inaugural_Speech_17984.html
  • Four Freedoms Speech: Roosevelt, F.D. 1941 Roosevelt, F.D. (1941). Four Freedoms Speech, http://www.americanrhetoric.com/speeches/fdrthefourfreedoms.htm
  • The Lie Factory: Jill Lepore 2012 Lepore, J. (2012). The Lie Factory. The New Yorker. http://www.newyorker.com/reporting/2012/09/24/120924fa_fact_lepore?printable=true

Secundária

  • Cambridge Academic English. An Integrated Skills Course for EAP - Advanced: Hewings, M., & Thaine, C. 2012 Hewings, M., & Thaine, C. (2012). Cambridge Academic English. An Integrated Skills Course for EAP - Advanced. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Academic Vocabulary in Use: McCarthy, M., & O’Dell, F. 2016 McCarthy, M., & O’Dell, F. (2016). Academic Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press.

Disciplinas de Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre