Plano de Estudos

Agenda Internacional 9023602

Contextos

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 2º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LCP

Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 252_Opção IV CP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos devem compreender os diferentes agentes e dinâmicas de construção das agendas mediática e pública, bem como as temáticas e correntes de pensamento que procuram influenciar a decisão política e cidadã num contexto de fragmentação de consumo mediático e de convivência entre os factos e os assuntos locais e globais. Procura-se dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam, no quadro dos estudos em Ciências da Comunicação, compreender a interligação histórica de desenvolvimento dos Media e da Agenda Internacional, bem como os desafios à atuação dos profissionais de comunicação num mercado tendencialmente digital e customizado.

Programa

1. A Agenda Mediática, Agenda Pública e a Agenda dos Públicos 1.1. Os assuntos globais: uma perspetiva histórica desde o século XX à atualidade 1.2. Os Media enquanto agentes de pressão organizadas nas Agendas Internacionais 2. A Geografia enquanto elemento determinante das Agendas. 2.1. Conflitos e promoção da paz enquanto fatores determinantes das Agendas. 2.2. Expectativas e previsões na Agenda Internacional. 2.3. Os desafios geográficos aos processos de comunicação das Agendas. 3. A Desglobalização Cultural 3.1. A customização das agendas e os cultural holes 4. Desafios ao papel dos jornalistas num contexto de fragmentação de agendas 4.1. A atualidade global e local na construção da agenda pública 4.2. As redes sociais online enquanto fonte da agenda pública 4.3. Factos e falsos factos na construção das agendas públicas 4.4. O papel dos Media na definição da Agenda Pública em contexto de conflito político, militar e diplomático

Método de Avaliação

Aulas teóricas e práticas sobre a construção da Agenda Internacional; através do envolvimento dos alunos no debate e investigação documental que permitam a compreensão da interligação dos conteúdos programáticos, bem como a estimulação do pensamento crítico como fonte de conhecimento científico. Avaliação contínua: ensaio individual (50%) sobre um tema relacionado com os conteúdos programáticos da Unidade Curricular + trabalho de grupo (5 a 7 elementos) em formato vídeo (40%) (micro-documentário ou reportagem) com apresentação oral com contextualização no âmbito da Agenda Internacional (10%). O acesso à avaliação contínua implica a adesão do aluno na plataforma de e-learning, tal como previsto pelo regulamento de avaliação do 1º Ciclo do ISCSP. Todos os alunos poderão solicitar atendimento do docente para assuntos relacionados com a Unidade Curricular. Horário de atendimento do docente: quinta-feira, pelas 10h30, mediante marcação prévia por e-mail para dadias@iscsp.ulisboa.pt

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • A New Global Agenda: priorities, practices, and pathways of the international community: Ayton-Shenker, D., (eds). 2018 Ayton-Shenker, D., (eds). (2018). A New Global Agenda: priorities, practices, and pathways of the international community. Rowman & Littlefield Publishing Group, Inc.
  • Suiting Themselves: How Corporations Drive the Global Agenda: Beder, S. 2012 Beder, S. (2012). Suiting Themselves: How Corporations Drive the Global Agenda. Routledge.
  • Agenda Internacional. Os Media e as Relações internacionais: Ferreira, M. 2017 Ferreira, M. (2017). Agenda Internacional. Os Media e as Relações internacionais. ISCSP.
  • Anatomy of the Global Agenda: Howell, M. W. 2017 Howell, M. W. (2017). Anatomy of the Global Agenda. CreateSpace Independent Publishing Platform.
  • Social Media and International Relations: Kreeps, S. 2020 Kreeps, S. (2020). Social Media and International Relations. Cambridge University Press.
  • Setting the Agenda: The mass media and public opinion: McCombs, M. ( 2014 McCombs, M. (2014). Setting the Agenda: The mass media and public opinion. Polity Press.
  • A Vingança da Geografia: Kaplan, Robert D. 2022 Kaplan, Robert D. (2022). A Vingança da Geografia. Clube do Autor.

Secundária

  • Media and Conflict Resolution: Gilboa, E. 2009 Gilboa, E. (2009).Media and Conflict Resolution. In J. Bercovitch, V. Kremenyuk & W. Zartman (Eds.), The Sage Handbook Conflict Resolution (455-475). Sage.
  • Soft News Goes to War: Public Opinion and American Foreign Policy in the New Media Age: Baum, M. 2003 Baum, M. (2003). Soft News Goes to War: Public Opinion and American Foreign Policy in the New Media Age. Princeton University Press.
  • International Relations 2.0: The Implications of New Media for an Old Profession: Carpenter, C. & Drenzer, D 2010 Carpenter, C. & Drenzer, D. (2010). International Relations 2.0: The Implications of New Media for an Old Profession. International Studies Perspectives, 11(3), 255–272.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre