Plano de Estudos
Métodos Quantitativos para a Ciência Política 9019301
Contextos
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 251_Opção III CP
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Dotar os alunos dos conhecimentos suficientes para que possam analisar e interpretar uma grande variedade de dados recorrendo a técnicas de análise univariada e multivariada. Para a obtenção de aprovação nesta unidade curricular, os alunos terão que: 1) Compreender o conceito de teste de hipóteses e serem capazes de o aplicar em situações reais 2) Aplicar métodos comparativos sobre várias populações 3) Extrair o máximo de informação dos dados, pela redução do número de variáveis; cruzamento de variáveis e análise da dependência/independência; capacidade para realizar previsões, classificação, descriminação e segmentação.
Programa
1. TESTES DE HIPÓTESES 1.1. Teste de hipóteses à média populacional 1.2. Teste de Normalidade 1.3.1. Teste de hipóteses para a igualdade de duas médias 1.3.2. Comparação de várias médias 1.3.2.1. Análise de Variância Simples (ANOVA) 1.3.2.2. Testes de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney 2. ANÁLISE BIVARIADA DE DADOS CATEGORIAIS 2.1. Testes de independência do Qui-quadrado e Exacto de Fisher 2.2. Análise de Correspondência (ANACOR) 3. ANÁLISE FACTORIAL E ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS 3.1. Extracção das componentes principais 3.2. Escolha do número componentes principais 3.3. Rotação dos factores 4. ANÁLISE CATEGORIAL DE COMPONENTES PRINCIPAIS 4.1. Agrupamento das variáveis 4.2. Agrupamento das categorias 5. ANÁLISE DE REGRESSÃO 5.1. Regressão Linear 5.2 Regressão Logística
Método de Avaliação
Serão utilizados métodos de aprendizagem que envolvam os alunos na análise e aplicação de conceitos em contextos reais, resultando na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais. O docente começará por resolver um exercício com os alunos, nos exercícios seguintes, o docente será moderador. Os temas serão abordados com auxílio do SPSS. A avaliação contínua é a modalidade adotada em Época Normal e decorre durante o período letivo, pressupondo o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos/as estudantes. A avaliação contínua desta Unidade Curricular integra dois elementos de avaliação escrita e individual (50% + 50%), calendarizados e realizados em sala de aula. Na Época de Recurso e na Época Especial a modalidade de avaliação é a avaliação final, que consiste num exame final, escrito, individual e presencial (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Análise de Dados para as Ciências Sociais: A complementaridade do SPSS: Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. 2014 Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para as Ciências Sociais: A complementaridade do SPSS (6ª ed.). Edições Silabo.
- Análise Estatística com o SPSS Statistics: Marôco, J. 2021 Marôco, J. (2021) Análise Estatística com o SPSS Statistics (8ª ed.). Report Number.
- Introdução à Análise de Dados: Com recurso ao SPSS: Ramos Pinto, R. 2022 Ramos Pinto, R. (2022). Introdução à Análise de Dados: Com recurso ao SPSS (3ª ed.). Edições Sílabo.
Secundária
- Multivariate Data Analysis: Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J. & Anderson, R. E. 2009 Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J. & Anderson, R. E. (2009). Multivariate Data Analysis (7th ed.). Pearson Prentice Hall.
- Estatística Aplicada: Reis, E., Melo, P., Andrade, R. & Calapez, T. 2016 Reis, E., Melo, P., Andrade, R. & Calapez, T. (2016). Estatística Aplicada (5ª ed.), Vol. 2. Edições Sílabo.