Plano de Estudos
Alemão A2.2 (Nível IV) 9229212
Contextos
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 252_Opção IV CP
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_ 2º semestre_LCP
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LCP
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular destina-se a alunos que pretendam continuar os seus estudos de alemão após a conclusão do nível A2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). O objetivo é desenvolver a capacidade de compreender e expressar informações em artigos no campo cultural e histórico dos países de língua alemã. O objectivo é desenvolver as quatro competências de escrita, leitura, audição e expressão oral de acordo com o nível A2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Materiais pedagógicos e documentos autênticos são utilizados para permitir que os alunos adquiram a capacidade de compreender e expressar informações culturais, políticas e históricas oralmente e por escrito num nível intermédio. Outro objetivo importante é despertar a curiosidade de aprender mais sobre a cultura e a história do mundo de língua alemã e motivar os alunos a continuar a melhorar suas competências no uso da língua alemã.
Programa
Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos para produzir textos, descritivos e narrativos. Recursos nocionais e lexicais para interagir em situações dentro e fora da aula. As áreas temáticas de leitura são orientadas sobretudo para o Curso de Relações Internacionais: referem-se à história e cultura dos países de língua alemã no contexto europeu. Visa-se a competência de compreender e redigir textos adequados ao nível A 2.2. Áreas gramaticais: os quatro casos; as formas do passado de todos os verbos; as conjunções, a estrutura da oração subordinada.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar em todas as atividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas preparação para as aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). No caso de escolha de AC, o docente deve ser informado através da plataforma e-learning até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o estudante comunica-a pela plataforma de e-learning ao docente até uma semana antes da primeira avaliação. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de AF está disponível.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1): Jin, F., Voß, U. 2018 Jin, F., Voß, U. (2018) Grammatik aktiv - Üben - Hören - Sprechen, (A1-B1)
- Das Leben, Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch: Funk, H., Kuhn, C., Nielsen L., von Eggeling R. 2020 Funk, H., Kuhn, C., Nielsen L., von Eggeling R. (2020) Das Leben, Deutsch als Fremdspraxhe, Kurs und Übungsbuch
Secundária
- Pons Online Wörterbuch: Vários 2001-2022 Vários, (2001-2022) Pons Online Wörterbuch
- Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik: Dreyer H., Schmitt R. 2009 Dreyer H. Schmitt R. (2009) Lehr und Übungsbuch der deutschen Grammatik, Ismaning: Hueber