Plano de Estudos
Psicologia Social 9157204
Contextos
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 250_Opção II CP
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 252_Opção IV CP
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A introdução dos principais modelos teóricos da PS e de exemplos de investigações e aplicações-em especial na área da GRH-assegura uma visão alargada, histórica e inovadora desta disciplina científica. O conhecimento aprofundado dos modelos e conceitos, permite também a compreensão da ligação da PS com a prática da vida social em geral, e com as dinâmicas de relações em contexto organizacional, em particular. Objectivos: - Construção ativa do conhecimento de conceitos base e modelos teóricos das abordagens psicossociais aos fenómenos de grupo e ao conflito e negociação entre grupos, através de uma metodologia interativa-ativa e expositiva-interrogativa. - Compreender a contribuição da investigação fundamental e aplicada em PS para o conhecimento das dinâmicas sociais, através da reflexão individual e da discussão em grupo. - Adquirir competências para gerir processos sociais complexos, no contexto da GRH, através da vivência de situações típicas baseadas em casos reais.
Programa
1. Perspetiva Histórica e Origens da Psicologia Social (PS): Raízes e evolução da PS. As principais teorias. 2. Identidade Social: Grupos e representações sociais. Conflitos intergrupais e dilemas sociais. 3. Processos de Influência Social: Normas, consenso, conformismo, obediência, influência das minorias e expectativas sociais. 4. Formação de Impressões e Atribuição Causal: Investigação sobre a inferência social, formação e mudança de impressões. 5. Julgamento na Incerteza e Tomada de Decisão: A racionalidade limitada do ser humano e as heurísticas mentais. 6. Estereótipos Sociais: Estereótipos, preconceitos, discriminação, e estratégias para mudança e redução. 7. Atitudes, Persuasão e Influência Social: Possibilidades de influência social positiva. 8. Desenvolvimento Social: Socialização, aprendizagem social, e desenvolvimento social e moral do adulto. 9. Psicologia Social nas Organizações: Aplicação na GRH. 10. Inteligência Artificial (IA): Impacto da IA na PS e nas organizações.
Método de Avaliação
As modalidades de avaliação em vigor são as seguintes: a) Avaliação contínua (AC), na Época Normal (EN); b) Avaliação final (AF), na Época de Recurso (ER) e Época Especial (EE). A avaliação contínua (AC) disponível na EN contém três momentos de Avaliação: 25% - Realização de Vídeo Educativo em grupo sobre um tópico da Psicologia Social relevante para a Gestão de Recursos Humanos. O vídeo deverá ser apresentado oralmente e acompanhado por um relatório detalhado elaborado em grupo; O vídeo, a apresentação do mesmo e a elaboração do relatório detalhado sobre este é realizado em grupo, contudo, a nota atribuída aos elementos do grupo não será necessariamente a mesma, solicitando-se inclusive ao grupo a sua heteroavaliação. A nota deste elemento de avaliação será assim individual. 25% - Realização de um Poster científico em grupo, integrando todas as sugestões transmitidas em sala de aula, na sequência da entrega e apresentação do vídeo educativo. A nota deste elemento de avaliação será assim uma nota de grupo, atribuída por isso a todos os elementos do grupo, cujo o nome conste do trabalho em formato de Poster entregue, via Moodle. 50% - Teste escrito, individual, presencial e sem consulta. A avaliação final (AF), disponível na ER e na EE, consiste num exame final, escrito, individual, presencial e sem consulta. O exame final tem uma ponderação de 100% na nota final da unidade curricular. O acesso à modalidade de avaliação contínua (AC) implica a adesão escrita do aluno, no link disponível para esse efeito, no decurso das duas primeiras semanas de aulas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Investigación en Ciencias Sociales, ante el reto de la inteligencia artificial.: Varona-Aramburu, D. 2023 Puriq, 5, e507. https://doi.org/10.37073/puriq.5.507
- Artificial Intelligence and Groups: Effects of Attitudes and Discretion on Collaboration.: Bezrukova, K., Griffith, T. L., Spell, C., Rice, V., & Yang, H. E. 2023 Group & Organization Management, 48(2), 629–670. https://doi.org/10.1177/10596011231160574
- Psicologia Social: Vala, J. 2017 Vala, J. (2017). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- Psicologia Social para a Gestão de Pessoas: Neto, L. M. 2017 Neto, L.M. (2017). Psicologia Social para a Gestão de Pessoas. In M.P. Lopes, A. Lopes, C. Botelho, P.J. Palma, H. Á. Marujo, & C. Gomes, (Coord.). Gestão de Recursos Humanos: Modelos e Técnicas. Tomo 2: Gestão e Economia (pp. 42-74). Lisboa: Edições ISCSP.
Secundária
- Psicologia Aplicada: Lopes, M.P., Palma, P.J., Ribeiro, R.B., & Cunha, M.P (Coord.) 2011 Lopes, M.P., Palma, P.J., Ribeiro, R.B., & Cunha, M.P. (Coord.) (2011). Psicologia Aplicada . Lisboa: RH Editora.
- Social Psychology: Aronson, E., Wilson, T. D., Akert, R. M., & Sommers, S. R. 2019 Aronson, E., Wilson, T. D., Akert, R. M., & Sommers, S. R. (2019). Social Psychology (10th Edition). Noida: Pearson Education India.
- Applied Psychology in Human Resource Management: International Edition: Aguinis, H., & Cascio, W. F. 2013 Aguinis, H., & Cascio, W. F. (2013). Applied Psychology in Human Resource Management: International Edition (7th Edition). New York: Pearson Education.
- Psicologia: Gleitman, H. 2003 Gleitman, H. (2003). Psicologia . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.