Plano de Estudos
Cidadania e Participação Política 9019604
Contextos
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição de conhecimentos sobre os modelos teóricos de participação política e as formas de acção política dos cidadãos Capacidade analítica: a) da organização e funcionamento das democracias a partir da estrutura de oportunidades de participação política b) do comportamento dos agentes políticos (tomada de decisão) face às formas de participação dos cidadãos c) das implicações concretas que o exercício ou não exercício da cidadania tem no funcionamento e na estabilidade das democracias. Capacidade de aplicação de conhecimentos: a) à resolução de situações concretas associadas à tomada de decisão pelas instituições políticas b) ao desenho de estudos sobre a relação dos cidadãos com o sistema político c) à análise critica de dados de investigações nacionais e internacionais (estudos regulares de aferição da opinião pública). Capacidade de construção da sua própria argumentação. Aquisição de competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Programa
1. Participação Política e Cidadania na perspectiva da Ciência Política 2. Para uma Noção de Participação Política 3. Valores associados à participação política 4. Participação política e democracia 5. Formas de participação política 6. Participação política e estabilidade das democracias 7. Participação e cidadania - relações entre os cidadãos e o sistema político (tendências actuais) 8. As TIC e as novas formas de envolvimento político
Método de Avaliação
Exposição das matérias em aula com vista à aquisição de competências teóricas e práticas. Disponibilização de textos para análise, estimulando a capacidade analítica e crítica ao nível individual. Avaliação contínua Os alunos devem manifestar a sua vontade de realizar este tipo de avaliação através da plataforma de e-learning (Moodle) até ao final da segunda semana de aulas. 1. Um trabalho individual (recensão crítica): trabalho escrito (35% da nota), discussão em aula (15% da nota); e exame escrito (50%) da nota final. Avaliação Final Exame escrito sobre todos os conteúdos programáticos (100% da nota final). Nas épocas de recurso e especial apenas a avaliação final está disponível.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Civic Culture: Political Attitudes and Democracy in Five Nations: ALMOND, G. & Verba, S. 1989 ALMOND, G. & Verba, S. (1989). The Civic Culture: Political Attitudes and Democracy in Five Nations. Princeton: Princeton University Press.
- Citizenship: Rights, Struggle and Class Inequality: BARBALET, J.M. 1988 BARBALET, J.M. (1988). Citizenship: Rights, Struggle and Class Inequality. Minneapolis: University of Minnesota Press.
- Strong Democracy: Participatory Politics for a New Age: BARBER, B. 1986 BARBER, B. (1986). Strong Democracy: Participatory Politics for a New Age. Berkeley: University of California Press.
- Political Action, Mass Participation in Five Western Democracies: BARNES, S. et al. 1979 BARNES, S. et al. (1979). Political Action, Mass Participation in Five Western Democracies. London: Sage.
- Voter and Party Identification: BUDGE, I. 1977 BUDGE, I. (1977). Voter and Party Identification London: Wiley.
- Parties Without Partisans: DALTON, R. & WATTENBERG, M. (Eds.) 2000 DALTON, R. & WATTENBERG, M. (Eds.). (2000). Parties Without Partisans. Oxford: Oxford University Press.
- Cidadania e Participação Política: temas e perspectivas de análise: MEIRINHO, M. 2010 MEIRINHO, M. (2010). Cidadania e Participação Política: temas e perspectivas de análise. Lisboa: ISCSP.
- Cidadania e Participação Política - temas e perspectivas de análise: Martins, M. Meirinho 2010 Martins, M. Meirinho (2010) Cidadania e Participação Política - temas e perspectivas de análise. ISCSP. Lisboa.