Plano de Estudos
Introdução às Relações Internacionais 9019104
Contextos
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os estudantes dominem os conceitos essenciais das Relações Internacionais. Dotados deste quadro teórico-conceitual, ao longo do qual lhes são fornecidas as ferramentas de análise e as principais teorias das Relações Internacionais, ambiciona-se que os estudantes desenvolvam habilidades teórico-práticas de recolha, seleção e interpretação de informação relevante, de modo que consigam criar capacidades de reflexão e produção de pensamento científico próprio sobre a realidade internacional - objeto de estudo das Relações Internacionais - de tal modo que que sejam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos a temas das relações internacionais contemporâneas. O objetivo final é que os estudantes problematizem o objeto de estudo das Relações Internacionais, visando a aquisição de competências que lhes permitam uma aprendizagem, ao longo da vida, com um elevado grau de autonomia.
Programa
1. Do Estado ao transestadual: estrutura e sistema internacional, Vestfália e a consolidação do atual sistema internacional, sistema internacional, anarquia internacional, comunidade internacional e sociedade internacional, agentes internacionais 2. As Relações Internacionais: RI e relações internacionais, campo de estudo, objeto de estudo e objetivos do estudo das RI, RI e Política Internacional, características das RI, os níveis de análise 3. Abordagens teóricas: Realismo, Idealismo e a busca por uma terceira via, Behaviourismo e Realismo, Neorrealismo e Neoliberalismo, Racionalistas e Reflexivistas 4. Temas de relações internacionais contemporâneas: globalização, geoeconomia e geofinanças, segurança internacional, governança global
Método de Avaliação
A metodologia de ensino desta disciplina centra-se, por um lado, na exposição das matérias constantes do programa, com vista à aquisição, pelos discentes, de competências teóricas e de uma linguagem científica adequada às Relações Internacionais. Centra-se, por outro lado, numa base mais empírica, dedicada à concretização de exercícios e debates, perante os quais os estudantes são confrontados com a realidade internacional contemporânea. Face a esta, os alunos têm de se posicionar ou dar resposta a problemas concretos, com base nas ferramentas e conceitos teóricos e ainda à luz das teorias das Relações Internacionais estudadas. Avaliação: avaliação contínua (dois testes, valendo 50% cada da nota final). Nas épocas de recurso e especial apenas é oferecida a avaliação final (exame final valendo 100% da nota final).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Transnational Actors and World Politics: Risse, Thomas 2012 In Carsnaes, Risse, Thomas & Simmosn, Beth A. (2012). Handbook of International Relations. London: Sage Publicationss.
- Introduction to International Relations – Theories and Approaches: Jackson, Robert & Sorensen, Georg 2013 Oxford University Press: Oxford
- Global Politics: Heywood, A. 2011 Heywood, A. (2011). Global Politics. EUA: Palgrave Macmillan
- Teoria das Relações Internacionais - Uma Perspetiva: Patrício, R.C. 2019 Patrício, R.C. (2019). Teoria das Relações Internacionais - Uma Perspetiva. Coleção Manuais Pedagógicos. Lisboa: ISCSP/ULisboa
Secundária
- Compreender as Relações Internacionais: Brown, C. & Ainley, K. 2012 Borwn, C. & Ainley, K. (2012). Compreender as Relações Internacionais. Lisboa: Ed. Gradiva