Plano de Estudos

Design e Comunicação Web DCW

Contextos

Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LCC

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina procura dotar os alunos de competências para o desenvolvimento de práticas digitais necessárias nas áreas profissionais de saída da licenciatura em Ciências da Comunicação, nomeadamente, através de práticas digitais para a adaptação de conteúdos e de estratégias de desenho e arquitetura de informação. Assim, centrando-se no comportamento e experiência dos utilizadores, desenvolver-se-ão conceitos e teorias, recorrendo a uma forte componente prática, nas áreas do storytelling digital, construção de sítios Web, construção de Apps, e de outras formas de comunicação Web, através de padrões de navegação, usabilidade, UI e UX.

Programa

1. Introdução ao Design em contexto Web 1.1. Design centrado no utilizador 1.2. Acessibilidade e o papel das comunidades no processo de design em contexto web 2. A Comunicação em Contexto Web 2.1. O Storytelling em contexto digital 2.2. Lógicas de apresentação de conteúdos e de linguagens adaptadas às diferentes plataformas 3. Desenho da arquitetura em contexto Web 3.1. Informação e Navegação na lógica do utilizador 3.2. Aspetos visuais da navegação: a imagem e a sua manipulação digital 3.3. Interfaces enquanto determinantes para a concretização dos objetivos de comunicação: apps, websites e experiências multiplataforma. 4. Inteligência Artificial ao serviço do Design em contexto Web: a Web 3.0. 4.1. Estratégias de conteúdo e de UX num contexto de algoritmos; 4.2. Internet of things; 4.3. UX desenvolvido.

Método de Avaliação

Método expositivo e aprendizagem ativa com a apresentação de conceitos e teorias através de casos de práticos, associado à produção de exercícios com recurso a software e hardware específicos para a demonstração analítica de conceitos em regime de laboratório. Avaliação: trabalho de grupo (40%), correspondente pitch oral individual (10%) e teste de conhecimentos individual escrito (50%). O trabalho de grupo incide no desenho de uma estratégia de comunicação para um projeto editorial e sua execução com conteúdos multimédia (áudio, texto, fotografia, vídeo). O acompanhamento dos alunos extra aula poderá ser realizado mediante pedido de marcação por e-mail para dadias@iscsp.ulisboa.pt

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Change By Design, Revised And Updated. How Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation: Brown, Tim 2019 Brown, Tim (2019). Change By Design, Revised And Updated. How Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Harper Collins.
  • Human-Centered AI: Shneiderman, Ben 2022 Shneiderman, Ben. (2022). Human-Centered AI. OUP Oxford.
  • Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World: Iansiti, Marco; Lakhani, Karim R. 2020 Iansiti, Marco; Lakhani, Karim R. (2020). Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World. Harvard Business Review Press.
  • Just Enough Research (2nd ed.).: Hall, E. 2019 Hall, E. (2019). Just Enough Research (2nd ed.). Book Apart.
  • 100 Things Every Designer Needs to Know About People (2nd ed.): Weinschenk, S. 2020 Weinschenk, S. (2020). 100 Things Every Designer Needs to Know About People (2nd ed.). New Riders.
  • Lean UX (3rd ed.): Gotthelf, J. & Seiden, J. 2021 Gotthelf, J. & Seiden, J. (2021). Lean UX (3rd ed.). O’Reilly.
  • Designing the Social: Unpacking Social Media Design and Identity.: Dyer, H. T. 2020 Dyer, H. T. (2020). Designing the Social: Unpacking Social Media Design and Identity. Cultural Studies and Transdisciplinarity in Education (11). Springer Singapore.
  • User Experience Team of One – A Research and Design Survival Guide.: Buley, L. 2013 Buley, L. (2013). The User Experience Team of One – A Research and Design Survival Guide. Rosenfeld.
  • Layout Essentials Revised and Updated: 100 Design Principles for Using Grid.: Tondreau, B. 2019 Tondreau, B. (2019). Layout Essentials Revised and Updated: 100 Design Principles for Using Grid. Rockport Publishers
  • Narrative across media: the languages of storytelling.: Ryan, M. L. 2004 Ryan, M. L. (2004). Narrative across media: the languages of storytelling. University of Nebraska Press.
  • How we think: digital media and contemporary technogenesis: Hayles, K. 2012 Hayles, K. (2012). How we think: digital media and contemporary technogenesis. The University of Chicago Press.

Secundária

  • Exploring the Potential of Generative AI for the World Wide Web: Aldahoul, N., Hong, J., Varvello, M., & Zaki, Y. 2023 Aldahoul, N., Hong, J., Varvello, M., & Zaki, Y. (2023). Exploring the Potential of Generative AI for the World Wide Web. ArXiv, abs/2310.17370
  • Application Analysis and Research of Artificial Intelligence Technology in the Creative Stage of Web Design: Huang, W., & Yang, P. 2022 Huang, W., & Yang, P. (2022). Application Analysis and Research of Artificial Intelligence Technology in the Creative Stage of Web Design. BCP Social Sciences & Humanities.
  • Designing AI to Work WITH or FOR People?: Wang, D., Maes, P., Ren, X., Shneiderman, B., Shi, Y., & Wang, Q. 2021 Wang, D., Maes, P., Ren, X., Shneiderman, B., Shi, Y., & Wang, Q. (2021). Designing AI to Work WITH or FOR People?. Extended Abstracts of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems.
  • Artificial Intelligence for Design: Stahovich, T. F. 2001 Stahovich, T. F. (2001). Artificial Intelligence for Design. In E. K. Antonsson & J. Cagan (Eds.), Formal Engineering Design Synthesis (pp. 228–269). chapter, Cambridge: Cambridge University Press.
  • Exploring the Potential of Generative AI for the World Wide Web.: Aldahoul, N., Hong, J., Varvello, M., & Zaki, Y. 2023 Aldahoul, N., Hong, J., Varvello, M., & Zaki, Y. (2023). Exploring the Potential of Generative AI for the World Wide Web. ArXiv, abs/2310.17370.
  • Designing AI to Work WITH or FOR People?. Extended Abstracts of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems.: Wang, D., Maes, P., Ren, X., Shneiderman, B., Shi, Y., & Wang, Q. 2021 Wang, D., Maes, P., Ren, X., Shneiderman, B., Shi, Y., & Wang, Q. (2021). Designing AI to Work WITH or FOR People?. Extended Abstracts of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems.
  • Application Analysis and Research of Artificial Intelligence Technology in the Creative Stage of Web Design: Huang, W., & Yang, P. 2022 Huang, W., & Yang, P. (2022). Application Analysis and Research of Artificial Intelligence Technology in the Creative Stage of Web Design. BCP Social Sciences & Humanities.
  • Artificial intelligence for design: Stahovich, T. 2001 Stahovich, T. (2001). Artificial intelligence for design. , 228-269.
  • Dynamic Digital Marketing: Master the World of Online and Social Media Marketing to Grow Your Business.: McGruer, D. 2020 McGruer, D. (2020). Dynamic Digital Marketing: Master the World of Online and Social Media Marketing to Grow Your Business. Wiley.
  • Digital And Social Media Marketing: Emerging Applications And Theoretical Development. Advances In Theory And Practice Of Emerging Markets.: Rana, N. P., et al. 2020 Rana, N. P., et al. (2020). Digital And Social Media Marketing: Emerging Applications And Theoretical Development. Advances In Theory And Practice Of Emerging Markets. Springer.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre