Plano de Estudos
Estudos de Imagem EI
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_1º semestre_LCC
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC visa sensibilizar os alunos para a importância da imagem nas sociedades contemporâneas e prepará-los para a análise de materiais visuais, sobretudo provenientes dos media. Especificamente, a UC intenta: a) Demonstrar a existência de uma cultura visual e a importância do estudo das representações visuais; b) Fazer compreender as várias abordagens teóricas e empíricas da imagem; c) Dotar os alunos dos instrumentos e práticas de análise de imagens dos vários media. As competências a desenvolver pelos estudantes incidem em: a) Conhecimento dos atributos da cultura visual e da imagem e das ferramentas analíticas que se lhe aplicam; b) Capacidades analíticas e interpretativas de imagens publicitárias, fílmicas, televisivas, institucionais. Estas competências relacionam-se com saídas profissionais ligadas à produção de conteúdos visuais (e.g., publicidade, fotojornalismo, produção televisiva e fílmica), bem como à imagem institucional (comunicação organizacional).
Programa
1. A cultura da imagem e os media 2. A fotografia no storytelling online e multimédia 3. A pesquisa do visual 4. (Des)construções das imagens em comunicação 4.1. A análise da imagem em publicidade 4.2. Dinâmicas visuais em televisão 4.3. O cinema: sequência genérica e trailer 4.4. A identidade visual das instituições 4.5. Graffiti urbano
Método de Avaliação
As metodologias de ensino envolvem abordagens teóricas e sua discussão em aula; resolução de exercícios sobre análise de imagens e apresentação de trabalhos. Os materiais de autoestudo são fornecidos por meio da plataforma moodle, com referências internacionais e nacionais, incluindo textos elaborados pelos docentes. De acordo com o art. 7.º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo do ISCSP, adopta-se a Avaliação Contínua (AC), exigindo-se: a) a realização de um trabalho de grupo (50%) de um multimedia storytelling, com utilização de imagens próprias, publicitárias, jornalísticas, institucionais, que será apresentado pelos autores; b) dois exercícios/testes individuais escritos, um incluindo conteúdos da primeira parte do programa (20%) e o outro da segunda parte (30%). Horário de atendimento: 1 hora antes ou depois da aula, a combinar com os alunos.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Creative composition: Digital photography tips & techniques: Davis, H. 2010 Davis, H. (2010). Creative composition: Digital photography tips & techniques. Wiley.
- Representation: Cultural representations and signifying practices.: Hall, S. 1997 Hall, S. (Ed.). (1997). Representation: Cultural representations and signifying practices. Sage.
- Researching the visual: Images, objects, contexts and interactions in social and cultural inquiry.: Emmison, M., & Smith, P. 2000 Emmison, M., & Smith, P. (2000). Researching the visual: images, objects, contexts and interactions in social and cultural inquiry. Sage.
- Corpo e imagem na sociedade de consumo: Cunha, M. J. 2014 Cunha, M. J. (2014). Corpo e imagem na sociedade de consumo. Clássica Editora.
- Narrative structure analysis of the 2012 Emmy nominees for drama TV series: What does the pilot episode reveal?: Belim, C. 2014 Belim, C. (2014). Narrative structure analysis of the 2012 Emmy nominees for drama TV series: What does the pilot episode reveal? In V. Marinescu, S. Branea & B. Mitu (Eds.), Contemporary television series narrative structures and audience perception (pp. 59-93). Cambridge Scholars Publishing.
- Estudos de Imagem: Cunha, M. J., & Belim, C. 2021 Cunha, M. J., & Belim, C. (2021). Estudos de imagem. Coleção Manuais Pedagógicos. ISCSP.
Secundária
- Visual methodologies: An introduction to the interpretation of visual materials: Rose, G. 2007 Rose, G. (2007). Visual methodologies: An introduction to the interpretation of visual materials. Sage.
- Introdução à análise da imagem: Joly, M. 2007 Joly, M. (2007). Introdução à análise da imagem. Ed. 70
- Psychology of the image.: Forrester, M. 2000 Forrester, M. (2000). Psychology of the image. Routledge.
- Visual Culture: The reader: Evans, J., & Hall, S. 1999 Evans, J., & Hall, S. (Eds.). (1999). Visual Culture: The reader. Sage.