Plano de Estudos

Expressão Escrita e Oral EEO

Contextos

Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_1º semestre_LCC

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo principal desta UC é o de ativar e melhorar competências pré-existentes de forma a permitir uma comunicação efetiva no âmbito da escrita e da oralidade. Aquisição de técnicas e especificidades da escrita bem como a análise dos princípios da sua enunciação. Leitura crítica de textos a partir de diferentes ângulos de abordagem, de variadas estruturas narrativas e fontes de informação tendo em vista a correção, clareza, funcionalidade, concisão, rigor, precisão e coordenação. Reforço das áreas gramaticais com incidência na sintaxe e semântica contemplando as diferentes plataformas do texto escrito. Reforço das competências de eloquência e argumentação a partir do aperfeiçoamento de estratégias discursivas.

Programa

Áreas temáticas de leitura e de reflexão crítica. Reconhecimento de diferentes estruturas e técnicas de redação. Retórica e oratória. O estilo descritivo, analítico e opinativo. Regras gráficas. Áreas gramaticais : Sintaxe: A estrutura frásica. Construção nominal e verbal. Semântica: Construção lexical e adjetivação. Análise crítica de estruturas nominais pré-concebidas e lugares comuns. Funções da linguagem. Desenvolvimento de capacidades de fluência, exposição oral, debate e argumentação. As Ted Talks.

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua. A metodologia de ensino realiza-se através de sessões presenciais ou tutoriais. Método de avaliação: 1) Avaliação Contínua- Inclui 1 teste escrito individual e duas apresentações orais realizadas em aula (50%+ 20%+ 30%). As provas escritas de exame final e testes individuais escritos realizam-se presencialmente.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Saber Escrever, Saber Falar: Soares, M. A. & Estrela, E. & Leitão, M. J. 2012 Soares, M. A., Estrela, E., Leitão, M. J. (2012). Saber Escrever, Saber Falar. Dom Quixote.
  • Curso de Redação I: Rei, J. E. 2007 Rei, J. E. (2007). Curso de Redação I. Porto Editora.
  • Ainda Bem que me Pergunta. O Primeiro Manual de Escrita Jornalística: Ricardo, D. 2010 Ricardo, D. (2010). Ainda Bem que me Pergunta. O Primeiro Manual de Escrita Jornalística. Editorial Notícias.
  • A Linguagem dos jornalistas: Manual de Escrita Jornalística: Raimundo, O. 1994 Raimundo, O. (1994). A Linguagem dos jornalistas: Manual de Escrita Jornalística. Acontecimento- Estudos Edições.
  • Como Argumentar e Persuadir? Práticas: Política, Jurídica e Jornalística: Pinto, R. 2010 Pinto, R. (2010). Como Argumentar e Persuadir? Práticas: Política, Jurídica e Jornalística. Quid juris.
  • Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social: Estrela, E., & Correia, J. 1999 Estrela, E.,& Correia, J. (1999). Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social. Editorial Notícias.

Secundária

  • Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Subtilezas da Língua Portuguesa: Soares, M. A. & Estrela, E. & Leitão, M. J. 2010 Soares, M. A., Estrela, E., Leitão, M. J. (2010). Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote.
  • Leituras das Notícias: Ponte, C. 2004 Ponte, C. (2004). Leituras das Notícias. Lisboa: Livros Horizonte.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre