Plano de Estudos

Agenda Internacional 9023602

Contextos

Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos devem compreender os diferentes agentes e dinâmicas de construção das agendas mediática e pública, bem como as temáticas e correntes de pensamento que procuram influenciar a decisão política e cidadã num contexto de fragmentação de consumo mediático e de convivência entre os factos e os assuntos locais e globais. Procura-se dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam, no quadro dos estudos em Ciências da Comunicação, compreender a interligação histórica de desenvolvimento dos Media e da Agenda Internacional, bem como os desafios à atuação dos profissionais de comunicação num mercado tendencialmente digital e customizado.

Programa

1. A Agenda Mediática, Agenda Pública e a Agenda dos Públicos 1.1. Os assuntos globais: uma perspetiva histórica desde o século XX à atualidade 1.2. Os Media enquanto agentes de pressão organizadas nas Agendas Internacionais 2. A Geografia enquanto elemento determinante das Agendas. 2.1. Conflitos e promoção da paz enquanto fatores determinantes das Agendas. 2.2. Expectativas e previsões na Agenda Internacional. 2.3. Os desafios geográficos aos processos de comunicação das Agendas. 3. A Desglobalização Cultural 3.1. A customização das agendas e os cultural holes 4. Desafios ao papel dos jornalistas num contexto de fragmentação de agendas 4.1. A atualidade global e local na construção da agenda pública 4.2. As redes sociais online enquanto fonte da agenda pública 4.3. Factos e falsos factos na construção das agendas públicas 4.4. O papel dos Media na definição da Agenda Pública em contexto de conflito político, militar e diplomático

Método de Avaliação

Aulas teóricas e práticas sobre a construção da Agenda Internacional; através do envolvimento dos alunos no debate e investigação documental que permitam a compreensão da interligação dos conteúdos programáticos, bem como a estimulação do pensamento crítico como fonte de conhecimento científico. Avaliação: teste escrito individual de demonstração de conhecimentos (50%) + trabalho de grupo (5 a 7 elementos) em formato vídeo (40%) (micro-documentário ou reportagem) com apresentação oral com contextualização no âmbito da Agenda Internacional (10%). Horário de atendimento do docente mediante marcação prévia por e-mail para dadias@iscsp.ulisboa.pt

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The origins and changing agendas of international relations.: Devetak, R. 2017 Devetak, R., George, J., & Percy, S. (Eds.). (2017). An Introduction to International Relations (3rd ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
  • Agenda setting and political advertising: Origins of the news agenda.: Roberts, M., & McCombs, M. 1994 Roberts, M., & McCombs, M. (1994). Agenda setting and political advertising: Origins of the news agenda. Political Communication, 11, 249-262.
  • A Vingança da Geografia: Kaplan, Robert D. 2022 Kaplan, Robert D. (2022). A Vingança da Geografia. Clube do Autor.
  • Setting the Agenda: The mass media and public opinion: McCombs, M. ( 2014 McCombs, M. (2014). Setting the Agenda: The mass media and public opinion. Polity Press.
  • Social Media and International Relations: Kreeps, S. 2020 Kreeps, S. (2020). Social Media and International Relations. Cambridge University Press.
  • Anatomy of the Global Agenda: Howell, M. W. 2017 Howell, M. W. (2017). Anatomy of the Global Agenda. CreateSpace Independent Publishing Platform.
  • Agenda Internacional. Os Media e as Relações internacionais: Ferreira, M. 2017 Ferreira, M. (2017). Agenda Internacional. Os Media e as Relações internacionais. ISCSP.
  • Suiting Themselves: How Corporations Drive the Global Agenda: Beder, S. 2012 Beder, S. (2012). Suiting Themselves: How Corporations Drive the Global Agenda. Routledge.
  • A New Global Agenda: priorities, practices, and pathways of the international community: Ayton-Shenker, D., (eds). 2018 Ayton-Shenker, D., (eds). (2018). A New Global Agenda: priorities, practices, and pathways of the international community. Rowman & Littlefield Publishing Group, Inc.

Secundária

  • Finding Cultural Holes: How Structure and Culture Diverge in Networks of Scholarly Communication: Vilhena, D., Foster, J., Rosvall, M., West, J., Evans, J., & Bergstrom, C. 2014 Vilhena, D., Foster, J., Rosvall, M., West, J., Evans, J., & Bergstrom, C. (2014). Finding Cultural Holes: How Structure and Culture Diverge in Networks of Scholarly Communication. Sociological Science, 1, 221-238.
  • Mediated Public Diplomacy: A Strategic Contest over International Agenda Building and Frame Building: Sheafer, T., & Gabay, I. 2009 Sheafer, T., & Gabay, I. (2009). Mediated Public Diplomacy: A Strategic Contest over International Agenda Building and Frame Building. Political Communication, 26, 447 - 467.
  • The cultural imperative: Global trends in the 21st century.: Lewis, R. D. 2019 Lewis, R. D. (2019). The cultural imperative: Global trends in the 21st century. Training, Language and Culture, 3(3), 8-20.
  • International Agenda-Building and Agenda-Setting: Kiousis, S., & Wu, X. 2008 Kiousis, S., & Wu, X. (2008). International Agenda-Building and Agenda-Setting. International Communication Gazette, 70, 58 - 75.
  • Social Media and Political Agenda Setting: Gilardi, F., Gessler, T., Kubli, M., & Müller, S. 2021 Gilardi, F., Gessler, T., Kubli, M., & Müller, S. (2021). Social Media and Political Agenda Setting. Political Communication, 39, 39 - 60.
  • Media and Communication Studies going Global: Ekecrantz, J. 2011 Ekecrantz, J. (2011). Media and communication studies going global. In J. Wasko, G. Murdock, & H. Sousa (Eds.), The handbook of political economy of communications (Chap. 22). Wiley-Blackwell.
  • International Coverage, Foreign Policy, and National Image: Exploring the Complexities of Media Coverage, Public Opinion, and Presidential Agenda: Zhang, C., & Meadows, C. 2012 Zhang, C., & Meadows, C. (2012). International Coverage, Foreign Policy, and National Image: Exploring the Complexities of Media Coverage, Public Opinion, and Presidential Agenda. International Journal of Communication, 6, 20.
  • The media agenda: Vliegenthart, R., & Walgrave, S. 2019 Vliegenthart, R., & Walgrave, S. (2019). The media agenda. In F. R. Baumgartner, C. Breunig, & E. Grossman (Eds.), Comparative policy agendas: Theory, tools, data (pp. 375-393). Oxford University Press.
  • The Constructionist Approach to Framing: Bringing Culture Back In.: Gorp, B. 2007 Gorp, B. (2007). The Constructionist Approach to Framing: Bringing Culture Back In. Journal of Communication, 57, 60-78.
  • International Relations 2.0: The Implications of New Media for an Old Profession: Carpenter, C. & Drenzer, D 2010 Carpenter, C. & Drenzer, D. (2010). International Relations 2.0: The Implications of New Media for an Old Profession. International Studies Perspectives, 11(3), 255–272.
  • Soft News Goes to War: Public Opinion and American Foreign Policy in the New Media Age: Baum, M. 2003 Baum, M. (2003). Soft News Goes to War: Public Opinion and American Foreign Policy in the New Media Age. Princeton University Press.
  • Media and Conflict Resolution: Gilboa, E. 2009 Gilboa, E. (2009).Media and Conflict Resolution. In J. Bercovitch, V. Kremenyuk & W. Zartman (Eds.), The Sage Handbook Conflict Resolution (455-475). Sage.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre